
Estruturas estavam em operação ou escondidas em meio à imensidão amazônica, informou o Comando Militar da Amazônia (CMA). Estruturas usadas para o garimpo ilegal foram destruídas pelo Exército
Divulgação/CMA
Dez dragas utilizadas para o garimpo ilegal no Amazonas foram destruídas entre sexta-feira (23) e domingo (26), durante a Operação ÁGATA 2025. As estruturas estavam em operação ou escondidas em meio à imensidão amazônica, em trechos do Rio Japurá, informou o Comando Militar da Amazônia (CMA).
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
No sábado (24), uma grande estrutura irregular foi localizada no Rio Puruê, nas proximidades do Paraná do Cunha. No local, equipes encontraram uma draga, um empurrador e uma balsa abastecida com combustível, além de armamento irregular e cerca de 1,154 kg de mercúrio — substância altamente tóxica usada no processo de extração de ouro.
Todo o material foi apreendido e os equipamentos inutilizados, conforme os protocolos legais. A ação contou com o apoio de agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Polícia Federal (PF), embarcados nos meios fluviais da Marinha do Brasil (MD) e do Exército Brasileiro (EB).
Segundo apuração da Rede Amazônica, os responsáveis pelas dragas foram identificados pelos militares e estariam fugindo para a Colômbia.
A Operação Ágata tem o objetivo de combater crimes transfronteiriços e ambientais, além de intensificar a presença do Estado Brasileiro na faixa de fronteira.
Dragas e materiais usados pelos garimpeiros estavam escondidos em meio a Floresta Amazônica
Divulgação/CMA
Apreensão de drogas
A operação conjunta entre Marinha, Exército e Força Aérea também apreendeu mais de 400 kg de drogas foram apreendidos na noite de sexta-feira (23).
De acordo com o Exército, a apreensão ocorreu após denúncia anônima de tráfico de drogas. Uma equipe de militares de Operações Especiais entrou em ação realizando diligências nos rios e suas margens e localizou nove sacos com aproximadamente 400kg de drogas, que serão entregues à Polícia Federal.
Os suspeitos conseguiram fugir por uma região de igapó.
Drogas foram apreendidas durante Operação Ágata, no interior do Amazonas.
Divulgação/com9dn
Operação Ágata: Ação mira crimes ambientais e leva ajuda a comunidades isoladas