
Acompanhando uma expedição de saúde, Giancarlo Giannelli publicou material com 69 registros; 200 exemplares serão distribuídos em escolas e bibliotecas de Campinas (SP). Livro fotográfico traz vivência de fotógrafo durante 12 dias no Pará
Fernanda Machado/TG
Com a missão de filmar e fotografar o trabalho de médicos e dentistas com comunidades indígenas e ribeirinhas, o fotógrafo e jornalista Giancarlo Giannelli viajou de Campinas (SP) até o Pará, em 2018, e passou 12 dias percorrendo a Amazônia através das águas do Rio Tapajós.
A experiência única se transformou em um livro lançado no último dia 21, em Campinas, no Museu da Cidade – Casa de Vidro. A obra Amazônia – Rio Tapajós conta com 69 registros fotográficos acompanhados de textos introdutórios e comentários reflexivos do autor.
Pediatra atendendo durante a expedição pelo Rio Tapajós. Esse é um dos registros favoritos do fotógrafo
Giancarlo Giannelli
Além de paisagens do bioma e de vivências de comunidades indígenas e ribeirinhas, o livro traz a interação entre os profissionais da saúde com os pacientes atendidos através do projeto do Barco da Saúde, da Faculdade São Leopoldo Mandic.
“Foi uma vivência muito interessante, cansativa, mas muito rica, porque é preciso sair do nosso mundo. A fotografia me permite isso e eu ajudo trazendo essa realidade para outras pessoas que muitas vezes não podem ir até determinado local e muitas que não irão durante a vida toda”, comenta Giannelli, que já possui outra publicação com o mesmo tema, porém em uma região mais próxima da capital do Amazonas.
Fotógrafo passou 12 dias no Pará
Giancarlo Giannelli
O lado educacional do projeto se mostra na decisão de distribuir 200 exemplares para escolas de Campinas e bibliotecas. Demais livros serão comercializados diretamente com o jornalista.
“Quando você está perto de alguém e alguém chora, você sente vontade de chorar, porque você se sente mais humano. Se a pessoa ri, gargalha, você ri também, é incrível. A importância de contar essa história é mais ou menos isso, fazer o outro chorar, fazer o outro ri, fazer o outro pensar que o homem não pode aproveitar do meio ambiente como ele está fazendo, com total irresponsabilidade”, finaliza.
Depois de 2018, Giannelli já realizou outras expedições, em parceria com a mesma faculdade, pela Amazônia e a próxima ocorrerá no mês de julho. A ideia é produzir novos livros que mostrem as novas realidades com o passar do tempo.
69 registros fazem parte do livro fotográfico lançado pelo fotógrafo
Giancarlo Giannelli
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente