
Acusação ocorre um dia depois do maior ataque aéreo russo contra a Ucrânia no conflito, segundo afirmaram fontes militares ucranianas a agências de notícias. Bombardeio russo teve mais de 350 drones. Bombeiros tentam apagar um incêndio após um ataque russo na região de Kiev em 25 de maio de 2025
Serviço de Emergência da Ucrânia/AP
Um oficial ucraniano afirmou nesta segunda-feira (26) que a Rússia realizou o maior ataque de drones da guerra na madrugada de domingo para segunda.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O bombardeio russo incluiu 355 drones, quantidade maior que qualquer ataque aéreo anterior, afirmou Yuriy Ihnat, chefe do departamento de comunicações da Força Aérea da Ucrânia, à agência de notícias Associated Press (AP). Os drones utilizados são do tipo Shahed, de fabricação iraniana.
Segundo o Ministério da Defesa ucraniano, outros nove mísseis de cruzeiro Kh-101 foram utilizados no ataque norturno. Alguns civis ficaram feridos, segundo os relatos oficiais. Ainda não há relatos de mortes até a última atualização desta reportagem.
Na noite de sábado para domingo, a capital ucraniana Kiev e outras regiões também foram alvo de um massivo ataque combinado de drones e mísseis, que deixou ao menos 12 mortos e dezenas de feridos. Autoridades ucranianas descreveram o ataque como o maior bombardeio aéreo da Rússia desde o início da guerra.
A Rússia não se pronunciou oficialmente sobre a alegação ucraniana, porém acusou a Ucrânia de também ter realizado um ataque aéreo
Trump: ‘Putin ficou louco’
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou neste domingo profunda insatisfação com o bombardeio russo na Ucrânia no fim de semana, dizendo sobre o presidente russo, Vladimir Putin: “Não estou satisfeito com Putin”.
“Não sei o que há de errado com ele. O que diabos aconteceu com ele? Certo? Ele está matando muita gente. Não estou feliz com isso”, disse Trump a repórteres no aeroporto de Morristown, Nova Jersey, enquanto se preparava para retornar a Washington.
Trump levantou a possibilidade de impor mais sanções à Rússia em resposta aos ataques em andamento. “Sempre me dei bem com ele, mas ele está enviando foguetes para cidades e matando pessoas, e eu não gosto disso nem um pouco”, disse Trump.
A capital ucraniana, Kiev, e outras regiões do país foram alvo de um ataque de grandes proporções de drones e mísseis russos que matou pelo menos 12 pessoas e feriu dezenas neste domingo. Autoridades ucranianas descreveram o ataque como o maior ataque aéreo desde a invasão em larga escala da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022.
A Rússia atingiu a Ucrânia com 367 drones e mísseis, o maior ataque aéreo individual da guerra, de acordo com Yuri Ihnat, porta-voz da Força Aérea da Ucrânia.