
Iniciativa do Sebrae-SP vai até quinta-feira (29) e oferece ações práticas para quem quer empreender ou melhorar a gestão do negócio. Atendimentos ocorrem em mais de 15 cidades da região. Prazo para MEI entregar declaração termina sábado (31); Sebrae faz atendimento até sexta
A “Semana do MEI” 2025 está mobilizando dezenas de cidades do noroeste paulista com uma programação de atividades voltadas a quem já é ou deseja se tornar Microempreendedor Individual (MEI).
A ação, promovida pelo Sebrae-SP segue até sexta-feira (30), com atendimentos gratuitos, oficinas, mutirões de regularização e cursos presenciais em São José do Rio Preto (SP), Araçatuba (SP), Andradina (SP), Castilho (SP), Novo Horizonte (SP) e outros.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Em São José do Rio Preto, o destaque é o “Mutirão de Regularização do MEI”, realizado na Sala do Empreendedor da Associação Comercial (Acirp), onde os microempreendedores podem entregar a Declaração Anual (DASN-SIMEI), solicitar parcelamentos de débitos e atualizar cadastros, tudo sem necessidade de agendamento.
Segundo Sabrina Ikeda Neves Saeki, analista de negócios do Sebrae local, o prazo para regularização termina esta semana e quem não entregar a declaração pode ter o CNPJ bloqueado e pagar multa.
“O atendimento vai até quarta-feira (28), das 9h às 16h, e é preciso trazer documentos pessoais e o valor do faturamento de 2024”, alerta.
Para quem deseja se destacar no ambiente digital, o projeto “Digitalize Seu Negócio MEI” oferece uma jornada de quatro oficinas práticas em Rio Preto, com temas como produção de conteúdo, Instagram, Google Meu Negócio e WhatsApp Business. As turmas acontecem nos períodos da manhã e noite, com certificação gratuita.
Kelly é uma entre os 21 mil MEIs registrados em Araçatuba (SP).
Reprodução/TV TEM
Já em Araçatuba, a empreendedora Kelly Torquato é um exemplo de como a formalização pode abrir portas. Com sua marca de cosméticos, ela destaca o impacto positivo de ter se tornado MEI.
“Tenho feito muitas parcerias com salões de beleza. É muito importante buscar conhecimento na área e se capacitar”, conta.
Na cidade, são mais de 21 mil MEIs registrados e, de acordo com a analista do Sebrae Jéssica Alves de Oliveira, as capacitações abrangem gestão, finanças, marketing e vendas. “Tem conteúdo para quem está começando ou quer crescer com mais segurança”, explica.
Os cursos “Turbine seu Negócio” e “MEI+: Decole suas Vendas e Organize seu Dinheiro” estão sendo oferecidos em oito cidades simultaneamente, entre elas Penápolis (SP), Ilha Solteira (SP), Mirandópolis (SP) e Pereira Barreto (SP), com mais de 300 vagas disponíveis.
As atividades na “Semana do MEI” são gratuitas e abertas à população.
Reprodução/TV TEM
Além disso, o Sebrae Móvel leva atendimento itinerante a cidades menores, como Coroados (SP), Bilac (SP), Glicério (SP), Onda Verde (SP) e Itapura (SP), promovendo inclusão empreendedora em regiões que muitas vezes carecem de suporte técnico e informativo.
Já em Novo Horizonte (SP), a novidade é o lançamento do programa “Empreenda Novo Horizonte”, com foco em workshops, trocas de experiências e planejamento estratégico.
A programação completa da Semana do MEI 2025 no Noroeste Paulista está disponível no site. As atividades são todas gratuitas e abertas à população.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM