Entenda o que é xenofobia, crime de que Bobadilla é acusado de cometer contra jogador venezuelano na Libertadores


Jogador do São Paulo teria gritado ‘venezuelano morto de fome’ durante a partida contra o Talleres no estádio do Morumbi, na terça-feira (27). Venezuelano Miguel Navarro (esquerda); Paraguaio Damián Bobadilla (direita).
Montagem g1/Reprodução/Redes sociais
Mais uma vez o futebol saiu das páginas de esporte para estampar o noticiário policial após a partida entre o São Paulo e o Talleres pela Libertadores, no estádio do Morumbi, na terça-feira (27). O paraguaio Damián Bobadilla, jogador são paulino, é acusado de praticar xenofobia contra o venezuelano Miguel Navarro.
Após o segundo gol dos donos da casa — aos 40 minutos do 2° tempo — Bobadilla se aproximou do adversário e teria gritado em espanhol: “venezuelano morto de fome”.
Navarro chegou a comunicar a agressão verbal ao técnico da partida. Porém, o profissional rebateu que não havia ouvido nada. Abalado emocionalmente, o jogador venezuelano começou a chorar em campo. Ele só não deixou a partida por não haver mais substituições disponíveis no regulamento do campeonato.
O episódio foi registrado na Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade). O jogador são paulino ainda não se pronunciou sobre a acusação de xenofobia.
Nesta reportagem, o g1 explica:
O que é xenofobia?
Xenofobia é crime no Brasil?
Qual é a punição para o crime?
O que disse Navarro?
O que disse Bobadilla?
O que é xenofobia?
A xenofobia é a expressão de ódio, aversão e discriminação contra pessoas com base na origem, cultura ou nacionalidade.
Esse tipo de preconceito pode se manifestar por meio de atitudes, palavras e ações que rejeitam, excluem e difamam pessoas por serem consideradas “estrangeiras”.
“Xenofobia é uma forma de discriminação, desumanização e não aceitação do outro. É uma forma de interdição da humanidade plena do outro, geralmente associado ao imigrante, esse ‘outro’ que vem de fora, esse ‘outro’ ‘estranho'”, explicou a pesquisadora Liana Lewis, professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ao g1 em 2023.
Xenofobia é crime no Brasil?
No Código Penal, não existe um artigo específico para o “crime de xenofobia”. No entanto, a xenofobia pode ser enquadrada como crime de racismo, segundo a Lei nº 7.716/1989.
A lei federal define que “serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”.
Foi o que aconteceu no caso do jogador Bobadilla. A Polícia Civil registrou o caso como racismo.
Qual é a punição para o crime?
Segundo a lei federal, o crime de xenofobia pode ser punido com prisão de dois a cinco anos, além de aplicação de multa.
A pena pode ser aumentada, com o acréscimo de metade da pena inicial, caso o delito seja praticado contra duas ou mais pessoas.
O que disse Navarro?
Após a partida, o jogador venezuelano condenou o discurso de ódio e disse que não se envergonha de suas origens em uma publicação no Instagram.
“Gostaria de poder ter em minhas mãos a solução para a fome que meu país enfrenta. Espero que Deus me conceda abundância para que eu possa ajudar. Não acredito que haja muito a se fazer contra a pobreza mental”, escreveu.
“Nunca me envergonharei das minhas raízes. Irei até as últimas consequências diante do ato de xenofobia que vivi hoje no Brasil, cometido por Damián Bobadilla. No futebol, não há espaço para discursos de ódio”, finalizou.
O que disse Bobadilla?
Até a última atualização da reportagem, o jogador são paulino não havia se pronunciado sobre a acusação de xenofobia.
O g1 também questionou a Secretaria da Segurança Pública se o atleta deve prestar depoimento na delegacia e aguarda um posicionamento.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.