Pedágio mais caro do Brasil sofre novo reajuste e valor impressiona; saiba quanto


Reajuste de 5,16% deste ano supera os 4,25%, aplicados em 2024. Pedágio mais caro do país fica localizado no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI)
A Tribuna Jornal
O pedágio do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), considerado o mais caro do Brasil, terá reajuste de 5,16% a partir de 1º de julho de 2025. O valor passará de R$ 36,80 para R$ 38,70. A decisão foi aprovada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Outros pedágios em rodovias do estado também terão aumento.
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Em 2024, o pedágio começou o ano custando R$ 35,30 e, após reajuste de 4,25%, subiu para R$ 36,80, mantendo-se como o valor mais elevado do país.
De acordo com a Artesp, os reajustes consideram a recomposição inflacionária nos últimos 12 meses – de maio de 2024 a maio deste ano – e estão baseados no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), conforme prevê o contrato.
Os demais pedágios da Ecovias também sofrerão reajustes, mas estes com variação entre 5,16% e 6,86%. Confira abaixo:
Veja os novos valores dos pedágios nas rodovias no litoral de São Paulo
Em nota, a Artesp informou que os valores foram definidos com base nas regras contratuais de reajuste ordinário, além da aplicação de medidas cautelares da Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado (SPI), voltadas à mitigação de desequilíbrios econômico-financeiros em sete trechos concedidos.
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Ecovias Imigrantes
Segundo a Ecovias, mais de R$ 10 bilhões foram investidos nas rodovias sob sua concessão ao longo dos últimos 27 anos. Para 2025, a concessionária prevê intervenções importantes na Rodovia dos Imigrantes.
Entre elas, estão previstas obras de pavimentação do trecho do Planalto da Rodovia dos Imigrantes, entre os km 11 e 30, e no trecho da Baixada, entre os km 60 e 70. “Também terão início as obras entre os km 30 e 40, na serra da Imigrantes, com conclusão estimada para 2026”, destacou.
A Ecovias Imigrantes ainda pontuou que aproximadamente 70% da malha viária do SAI já recebeu as intervenções estruturais de revitalização. Ainda restam 625 km a serem executados até dezembro de 2026, de acordo com a concessionária.
“Apenas nos últimos 12 meses, cerca de 795 km de faixas foram revitalizados, incluindo o trecho de serra da Anchieta, as rodovias Padre Manoel da Nóbrega, Cônego Domênico Rangoni e Interligação Baixada, em ambos os sentidos”, conta.
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