Trocar imóvel ou carro por apê novo se torna opção no mercado


Modalidade também permite troca de chaves sem sair de casa, facilitando mudança com mais planejamento Por muito tempo, trocar um imóvel por outro — ou mesmo usar um carro como entrada — parecia uma equação complicada no mercado imobiliário brasileiro. Entre avaliações incertas, burocracias e receio de prejuízo, muitas famílias desistiam no meio do caminho. No entanto, esse cenário tem mudado. Com o aumento do uso da permuta como ferramenta de negociação, iniciativas do setor têm facilitado o acesso a imóveis mais modernos, localizados em regiões valorizadas e com melhores condições de pagamento.
A permuta imobiliária, prevista no artigo 533 do Código Civil, permite a troca direta entre dois bens — geralmente imóveis — sem necessidade de pagamento integral em dinheiro, embora possa haver uma compensação monetária, chamada “torna”. Com compradores priorizando condições mais vantajosas e planejadas, esse modelo tem ganhado força por promover agilidade e segurança às transações. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), cerca de 30% das aquisições de terrenos em 2025 foram feitas via permuta, evitando desembolsos imediatos e facilitando novos negócios.
E o movimento não se limita a grandes empresas. Para o consumidor final, a permuta se consolida como alternativa para quem quer trocar de casa, fazer upgrade de vida ou até investir. A incorporadora goiana City Soluções Urbanas é um dos exemplos dessa tendência. A empresa lançou recentemente a campanha “Upgrade City”, que permite ao cliente usar outro imóvel — ou até um carro — como parte do pagamento na compra de imóveis em regiões nobres de Goiânia, como os setores Bueno e Marista.
“Um dos maiores desafios de quem quer comprar um novo imóvel é justamente vender o atual. A campanha resolve esse problema e ainda garante a segurança jurídica de fazer negócio com uma incorporadora sólida”, diz Michel Gasparin, diretor comercial e de marketing da incorporadora. Com a possibilidade de compor até 60% do valor do novo imóvel via permuta, a iniciativa chama atenção pela agressividade comercial — mas também pelo cuidado com a experiência do cliente. “O 60% são da campanha. Ela não vai ser uma tendência do mercado, mas sim uma condição extraordinária oferecida pela City”, explica.
Decorado do City
City Soluções Urbanas
A campanha oferece laudo gratuito de avaliação do bem ofertado, seja residencial ou automotivo, elaborado por especialistas da própria empresa. Em casos de permuta com veículos, a avaliação pode chegar a até 100% da Tabela FIPE, conforme regulamento. Outro diferencial está no modelo chamado “troca de chaves facilitada”: o cliente que oferece um imóvel como entrada pode continuar morando nele até receber as chaves do novo apartamento, com prazo contratual de até 90 dias para mudança. “É uma alternativa especialmente interessante para famílias com filhos, profissionais com rotina intensa ou pessoas que desejam se planejar com tranquilidade”, comenta Gasparin.
Essa lógica favorece também a previsibilidade financeira. Em unidades prontas para morar ou com entrega até julho de 2026, a City oferece parcelas fixas e saldo congelado até o financiamento, além de opção de financiamento direto com a incorporadora em até 120 meses. Parte dos imóveis ainda é entregue decorada ou com o Kit Facilities, que inclui marcenaria planejada, iluminação e ar-condicionado.
A flexibilidade e a desburocratização são pontos centrais. “Por vezes, o cliente não sabe que pode usar um imóvel como dação de pagamento, ou mesmo que pode evitar mostrar sua casa para estranhos, lidar com corretores ou ter pressa em vender para não perder o negócio”, pontua o diretor. “A permuta, quando bem conduzida, traz muita velocidade para o comprador sem comprometer seu orçamento. E é isso que buscamos com a campanha: simplificar o processo com transparência e apoio jurídico”.
Em uma região como o Centro-Oeste, onde 76% dos compradores já desistiram de fechar negócio por insegurança sobre o preço, segundo levantamento do QuintoAndar/Datafolha, ações como essa ganham ainda mais relevância. A permuta, ao incluir avaliação técnica gratuita e possibilidade de negociação direta, se mostra uma saída eficaz para evitar perdas e avançar com mais segurança patrimonial.
A campanha Upgrade é válida para imóveis de todo o portfólio da City, como o Hub Compact Life, Terraço Bougainville, o recém-lançado City Corporate e os empreendimentos assinados pela grife de luxo Pininfarina, como o City 23 e o Infinity Business. A condição especial vale até o dia 15 de julho para unidades prontas ou com entrega até o final de 2026.
Terraço Bougainville
City Soluções Urbanas
Mais do que uma oportunidade comercial, o movimento reforça uma mudança de cultura no mercado imobiliário. “A campanha incorpora todos os atributos essenciais para se fazer negócio de maneira inovadora. Ela permite que o cliente seja protagonista da sua mudança de vida — seja para morar, investir ou renovar seus ativos”, conclui Gasparin.
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