Prefeita eleita Cristina Wiazowski anuncia secretários e confirma Paulinho em Mongaguá, SP


Posse está prevista para o dia 11 de julho. A prefeita eleita indicou nove nomes para secretarias e confirmou o marido na pasta de Administração e Governo. Teresa Cristina Aguiar Tofanello Wiazowski (PP) foi eleita prefeita de Mongaguá
Silvio Luiz/A Tribuna Jornal
Cristina Wiazowski (PP), prefeita eleita de Mongaguá, no litoral de São Paulo, anunciou o nome do Procurador-geral da cidade e de nove secretários, incluindo o marido Paulinho Wiazowski, que foi confirmado como titular da pasta de Administração e Governo. A posse de Cristina está prevista para 11 de julho, um dia após a diplomação, que ocorrerá de forma virtual.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
A chefe do Executivo foi eleita em 8 de junho, em um novo pleito convocado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após o indeferimento da candidatura de Paulinho, que venceu as eleições de 2024, mas teve o registro negado por conta de uma condenação por improbidade administrativa em 2012.
Paulo Wiazowski Filho (PP) recebeu 42,47% dos votos válidos, mas teve a eleição anulada sob judicie
Bárbara Marques/g1
Secretaria de Saúde
A pasta será comandada por Zilvani Guimarães, enfermeira com experiência na direção e coordenação de hospitais e UPAs em Santo André, Santos, Mauá e Diadema.
Secretaria de Serviços Externo
Será comandada por Anderson Clark, ex-vereador e ex-assessor da Câmara, que cumpriu mandato entre 2021 e 2024.
Secretaria de Educação
A pasta será liderada pela professora Maria Marta, formada em Letras, Pedagogia e Gestão Escolar, com especialização em Linguística e pós-graduação em Gestão Educacional. Maria atuou como diretora municipal de Educação durante a gestão de Wiazowski.
Secretaria de Planejamento
Ficará a cargo da arquiteta Kátia Freire, responsável pela implantação do Departamento de Planejamento de Mongaguá entre 2009 e 2012, durante a gestão de Paulinho.
Secretaria de Segurança
O coronel da PM Argeo Arias Rodrigues assume a pasta. Graduado em Direito, ele atuou por 35 anos na Polícia Militar, comandou o policiamento em 15 cidades e se aposentou como coronel em 2020.
Secretaria de Turismo
A pasta ficará sob responsabilidade de Vera Jardim, que atua na área desde 2017, segundo a assessoria da prefeita.
Secretaria de Cultura
O nome escolhido foi Pedro Saletti, que atua na prefeitura desde 2013, onde foi chefe e diretor de Cultura antes de assumir o cargo de secretário em 2024.
Secretaria de Habitação
Fernando Felizi, presidente do Partido dos Trabalhadores em Mongaguá, é quem comandará a pasta. Ele integrou a equipe de elaboração do Plano de Governo estadual em 2014.
Procuradoria-Geral
A Procuradoria-Geral do Município ficará sob responsabilidade do advogado Sandro Abreu, primeiro procurador-geral de Mongaguá na gestão de Paulinho Wiazowski e responsável por instituir o órgão no município em 2011.
Após a eleição de Cristina, Abreu coordenou a Comissão de Transição do governo eleito. Atualmente, é assessor da Secretaria Municipal de Saúde de Santos, vinculado ao Gabinete do Secretário, onde responde por demandas jurídicas estratégicas da pasta.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.