
Conteúdo original registra pilotos fazendo acrobacias aéreas nos Estados Unidos. Veja o passo a passo da checagem. É #FAKE que vídeo mostre ‘quase colisão’ entre aviões; gravação foi editada na ordem contrária
Reprodução
Circulam nas redes sociais posts com um vídeo que mostra um avião fazendo uma manobra impressionante para evitar uma colisão com outra aeronave em pleno voo. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 Como são as publicações?
Elas exibem um vídeo gravado de dentro da cabine de um pequeno avião de acrobacias nas cores azul e branco A imagem mostra uma segunda aeronave vermelha e branca girando no ar e se aproximando da primeira – a impressão é a de que haverá uma colisão. No entanto, o piloto do jato que está sendo filmado faz uma manobra ousada e evita o acidente.
Os posts aparecem no X, Instagram, YouTube e Facebook ao menos desde 18 de junho de 2025. Veja três exemplos de legendas:
“Somente pilotos de elite conseguem dominar esta reaproximação”;
“Como pilotos de elite desafiam a física”;
e “Dois jatos, uma manobra épica – quase uma colisão”.
⚠️ Por que isso é falso?
Trata-se de um material editado: o conteúdo viral usa imagens verdadeiras de aviões de acrobacia, que costumam mesmo voar bem perto uns dos outros – mas elas estão aparecem na ordem inversa. Ou seja, a gravação real registrou, na verdade, dois aviões se distanciando.
A confusão começou porque a conta da Red Thunder Air Show (uma companhia de pilotos americanos que realiza shows de acrobacias aéreas) publicou no Instagram o vídeo já invertido, em 18 de junho. O poste teve mais de 21 milhões de visualizações.
A legenda não deixa claro que se trata de algo adulterado e diz: “Olha essa técnica! 😮💨 @kgashler. Só o Stolip com um senso de humor de elite e uma assinatura do CapCut vai entender. 😉🤣🔄”. CapCut é uma ferramenta de edição de vídeos.
Apenas três dias depois é que a mesma conta finalmente publicou as cenas na ordem correta (assista abaixo). Desta vez, a legenda afirmou: “Aparentemente, quebramos o algoritmo com mais força do que @kgashler quebrou a formação. Para todos nos comentários… Aqui está o cara, o mito, a lenda em tempo real e ao contrário! 🔥”.
Para descobrir a origem do vídeo falso, o Fato ou Fake usou a plataforma InVID e fragmentou o conteúdo em diversos frames (imagens estáticas). Depois, fez busca reversa no Google Lens com uma dessas “fotos”. O resultado levou ao post do Instagram da Red Thunder Air Show.
Initial plugin text
É #FAKE que vídeo mostre ‘quase colisão’ entre aviões; gravação foi editada na ordem contrária
Reprodução
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)