
Lei foi sancionado pela governadora em exercício, Mailza Assis, e passou a valer a partir desta quarta-feira (2). Legislação ressalta que o evento reúne pessoas de diferentes crenças e também movimenta a economia local. Nº de evangélicos cresce no AC e estado tem maior proporção entre os estados do Brasil, diz IBGE
Felipe Freire/Secom
A Marcha para Jesus se tornou patrimônio cultural e imaterial do Acre, conforme uma leia sancionada pela governadora em exercício, Mailza Assis (PP), e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (2).
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O texto, de autoria do deputado estadual Clodoaldo Rodrigues (Republicanos), foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) em votação no dia 18 de junho e ressalta que o evento, organizado pela Associação dos Ministros do Evangelho do Acre (Ameacre), reúne pessoas de diferentes crenças e também movimenta a economia local.
“Originada na década de 1980, a marcha tem se consolidado como uma das maiores manifestações cristãs do mundo, promovendo não apenas a liberdade de crença e expressão religiosa, mas também valores como solidariedade, respeito e cidadania”, cita a justificativa.
Em maio deste ano, a marcha teve cerca de 10 mil participantes, segundo o governo, em caminhada que seguiu da Gameleira até a Arena da Floresta. Apesar do número abaixo do estimado pela organização, uma multidão de religiosos participou do ato.
“A importância histórica e sociocultural, assegurando sua preservação e continuidade. Como evento que transcende as fronteiras religiosas e atrai pessoas de diferentes crenças e camadas sociais, a marcha contribui para o fortalecimento dos laços comunitários, incentivando ações sociais, campanhas de conscientização e iniciativas de auxílio a populações vulneráveis”, acrescenta a lei.
Brasil tem menor parcela de católicos da história; evangélicos batem recorde
Maior proporção de evangélicos
Os dados do Censo Demográfico 2022 sobre religião pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que o Acre é o estado com a maior proporção de evangélicos do país, representando 44,38% da população com 10 anos ou mais, o equivalente a 303.599 pessoas.
O estudo constatou que o estado acreano passou por uma significativa mudança no perfil religioso da população. Pela primeira vez, inclusive, os evangélicos aparecem como maioria no estado.
No Censo 2010, o número era de 187.094 praticantes da religião evangélica dentro da faixa etária de 10 anos ou mais. O aumento foi de 62%. Já dentre toda a população, sem exclusão de nenhuma faixa etária, o número era ainda maior: mais de 239 mil.
Já o de católicos com 10 anos ou mais, no Censo 2010 era de 298.270. No novo estudo do IBGE, caiu 10%, totalizando agora 266.329 pessoas em 2022.
O Acre, portanto, segue a tendência nacional de redução da adesão ao catolicismo, embora em patamar ainda mais acentuado, já que a média nacional de católicos é de 56,75%, enquanto na região Norte é de 50,48%.
VÍDEOS: g1