
Rodrigo Augusto Lucena Barros prestava serviços de manutenção para uma terceirizada e foi atingido pelo veículo de outra empresa. Vídeo mostra movimentação na pista de Viracopos onde trabalhador morreu atropelado
A pista de pousos e decolagens do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), ficou fechada por duas horas para o atendimento de ambulâncias ao trabalhador, de 46 anos, que morreu atropelado na madrugada desta quarta-feira (2) durante uma manutenção na pista. Com isso, 12 voos foram cancelados, de acordo com o aeroporto.
Segundo informações de Viracopos, a pista ficou fechada entre 4h30 e 6h26. Os cancelamentos foram de 7 voos de chegada e 5 de partida, mas a situação foi normalizada e não há reflexos no período da tarde.
A Azul informou que 10 voos para Viracopos foram alternados para outros aeroportos. Já 5 voos que decolariam de Campinas e outros 5 com destino ao aeródromo precisaram ser cancelados. Voos extras foram destinados para atender os passageiros da companhia aérea.
Siga o g1 Campinas no Instagram 📱
Um vídeo de um canal especializado no Youtube mostra o momento do atendimento das ambulâncias ao trabalhador. O atendimento foi feito ainda na pista, mas Rodrigo Augusto Lucena Barros morreu no local. Um áudio mostra a comunicação da torre de controle a uma companhia aérea. Veja acima.
“Nós não vamos reabrir depois da manutenção da obra porque houve um acidente na pista, com um falecimento de uma pessoa”, disse o controlador.
Painel em Viracopos mostra atrasos em voos e decolagens
Junia Vasconcelos/EPTV
LEIA MAIS:
Trabalhador morre atropelado na pista de Viracopos e aeroporto fecha para pousos e decolagens
MPT vai investigar morte de trabalhador atropelado em Viracopos e fará vistoria na pista
De acordo com o registro da ocorrência, o trabalhador prestava serviços para uma terceirizada e foi atingido pelo veículo modelo Ford Courier, de outra empresa. O Ministério Público do Trabalho (MPT) vai investigar a morte.
O motorista afirmou à Polícia Civil que, antes da colisão, ele fez o retorno na “cabeceira” da pista de partida, mas a vítima não estava no campo de iluminação do farol e não usava o colete refletivo. Por isso, ele disse que não conseguiu ver o trabalhador. A versão foi confirmada por uma testemunha.
A empresa responsável pelo veículo que atropelou o trabalhador estava no local para realizar uma avaliação das condições de atrito da pista do aeroporto.
O socorro foi acionado, mas o óbito foi constatado na pista. A perícia foi chamada e o corpo da vitima foi removido ao Instituto Médico Legal (IML). O caso foi registrado na delegacia do Aeroporto de Viracopos como homicídio culposo – sem a intenção.
O motorista do veículo foi liberado após prestar depoimento. A Polícia Civil informou que vai aguardar os laudos periciais e as imagens de câmeras de segurança para aprofundar as investigações.
O que diz a concessionária
A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que administra a estrutura, confirmou o ocorrido e disse que presta apoio às investigações.
Trabalhador morreu atropelada na pista do Aeroporto de Viracopos
Viracopos ao vivo
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas