Prefeitura abre inscrições para seleção de projetos na área da Cultura em Boa Vista; saiba como participar


Inscrições são para três editais e podem ser feitas até o dia 30 de julho, pelo site da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec). Investimento é de mais de R$ 3,5 milhões. Prefeitura de Boa Vista lança editais para seleção de projetos na área da Cultura.
PMBV/Divulgação
A prefeitura de Boa Vista está com inscrições abertas em três editais para seleção e premiação de projetos ligados à cultura na capital. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de julho, por meio do site da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec). O investimento é de mais de R$ 3,5 milhões.
CONFIRA OS EDITAIS (a partir da página 15)
✅ Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp
A iniciativa busca promover o desenvolvimento de projetos culturais no município e ocorre por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com recursos do governo federal. Os editais foram publicados no Diário Oficial do Município (DOM), na edição do dia 30 de junho.
➡️ O primeiro edital é destinado para a seleção de projetos nas categorias de teatro, dança, circo, artes visuais e plásticas, políticas afirmativas para a população LGBTQIAP+, migrantes, povos indígenas e matrizes africanas, cultura popular, literatura, patrimônio cultural, música, cultura hip-hop e urbana, economia criativa e gastronomia, capoeira, espaços culturais e projetos audiovisuais. Ao todo, neste processo, serão premiados 259 projetos.
Podem se inscrever aqueles que atuem como agente cultural no município, sendo pessoa física maior de 18 anos ou microempreendedor individual (MEI). Além de empresas, associações, fundações e cooperativas.
O prazo para a realização dos projetos aprovados será de seis meses a partir da data do recebimento dos recursos financeiros, de acordo com o edital. os projetos inscritos devem se encaixar nas seguintes categorias:
Fomento a projetos culturais;
Pesquisa, formação e intercâmbio;
Circulação em escolas municipais de ensino;
Manutenção de espaços;
Aquisição de equipamentos.
➡️ Já o segundo edital prevê a seleção de cinco projetos que promovam o acesso da população a bens e serviços culturais nos territórios e comunidades atendidos, de acordo com a Política Nacional de Cultura Viva.
➡️ O terceiro edital vai selecionar um projeto que promova, articule e acompanhe atividades culturais em parceria com redes regionais, identitárias e temáticas de Pontos de Cultura e outras redes temáticas. O objetivo, segundo a prefeitura, é incentivar a mobilização, intercâmbio de experiências e o desenvolvimento de ações conjuntas com governos locais.
Poderão concorrer ao segundo e terceiro edital os Pontos de Cultura com CNPJ e organizações sem fins lucrativos que realizem e promovam atividades culturais em suas comunidades, na capital Boa Vista.
De acordo com o presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura, Dyego Monnzaho, a iniciativa é resultado de um processo que envolveu escutas públicas, reuniões setoriais com oitivas e devolutivas, ouvindo representantes de todos os segmentos culturais da cidade.
“A cadeia econômica da cultura merece respeito e, de uma forma democrática, também merece que esse instrumento seja eficiente para todos os trabalhadores e trabalhadoras da cultura. Em todos os momentos, a gente foi construindo um diálogo coletivo para que chegasse a esse momento e os editais atendessem a real necessidade da categoria artística”, afirmou.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.