
Ação do Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico contou com apoio de policiais de Uberlândia; três pessoas foram presas na chamada ‘rota caipira’. Operação policial apreende caminhão com toneladas de drogas em Tupaciguara
A Polícia Civil, por meio do Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Denarc) realizou, nesta quinta-feira (3), a maior apreensão de drogas registrada em Minas Gerais em 2025. A operação, fruto de um mês de investigações, resultou na interceptação de um caminhão carregado com 7,5 toneladas de maconha na cidade de Tupaciguara, no Triângulo Mineiro.
➡️ Clique aqui e siga o perfil do g1 Triângulo no Instagram
A ação contou com o apoio da Polícia Civil de Uberlândia. Três homens, de 19, 28 e 30 anos, foram presos. Um deles atuava como “batedor”, utilizando um carro para escoltar o caminhão e alertar sobre possíveis barreiras policiais. Dois dos suspeitos são do estado de Mato Grosso do Sul e um de Pernambuco.
Em entrevista à imprensa nesta sexta-feira (4), na sede do 9º Departamento de Polícia Civil, em Uberlândia, o delegado do Denarc, Fernando Thomaz Gomes, informou que droga vinha de Mato Grosso do Sul e tinha como destino o Espírito Santo, passando por Minas Gerais por meio da chamada “rota caipira”, uma das principais rotas do tráfico interestadual no país.
“Nós estávamos rastreando ele desde a divisa de Goiás. Chegando aqui na região do Triângulo Mineiro conseguimos localizar o caminhão que estaria trazendo as drogas e conseguimos perceber que havia um carro servindo de batedor. Então o carro que vai à frente dos caminhões que transportam drogas para detectar se tem blitz, se tem fiscalização da polícia e até para escoltar, evitar roubos, porque é uma carga de R$ 15 a R$ 20 milhões”, comentou o delegado.
A operação contou com o apoio de policiais de Uberlândia. Durante a abordagem, os suspeitos tentaram jogar o caminhão contra as viaturas, mas foram contidos após os agentes fazerem disparos em direção às rodas do veículo.
Além da droga, foram apreendidos o caminhão, o carro de escolta, celulares e documentos que vão ajudar a identificar outros envolvidos na organização criminosa de tráfico interestadual de drogas.
Thomaz destacou que a região é muito estratégica para a logística de narcotraficantes, por isso é comum virar rota para as organizações criminosas de outros estados.
“Esses estados que são fronteiriços, fronteiras entre os países, sempre foram um alvo das maiores apreensões de tráfico de drogas. E, na verdade, em Minas Gerais nós temos muita sorte em ser um estado que não tem fronteiras, nem porto. Mas para poder atravessar o país tem que passar por aqui e é isso que nós não queremos”, finalizou o delegado do Denarc.
Droga apreendida durante operação
PC/Divulgação
caminhão droga tupaciguara
PC/Divulgação
📲 Siga o g1 Triângulo no WhatsApp, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas