
Rozélia Maria Martins Caldas foi morta a tiros em 2023, em Araucária. Defesa de José Dirceu Caldas disse que irá recorrer da decisão. g1 aguarda retorno da defesa de Jonatas Caldas. José Dirceu Caldas e Jonatas Caldas, suspeitos de feminicídio em Araucária
Reprodução/Polícia Civil
José Dirceu Caldas, de 63 anos, e o filho dele, Jonatas Caldas, de 41 anos, foram condenados pelo crime de feminicídio triplamente qualificado contra a empresária Rozélia Maria Martins Caldas, de 50 anos. A sentença foi proferida na quinta-feira (3) pelo Tribunal do Júri de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. Relembre o crime abaixo.
✅ Siga o g1 PR no Instagram
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
José Dirceu, ex-marido da vítima, foi condenado a 22 anos de prisão. Jonatas, que era enteado de Rozélia, recebeu pena de 14 anos de reclusão. Pai e filho cumprirão a pena em regime fechado e não poderão recorrer em liberdade, conforme decisão da juíza Marina Lorena Pasqualotto.
O crime aconteceu em janeiro de 2023, em Araucária. Segundo as investigações, Rozélia foi assassinada porque José Dirceu não aceitava o fim do relacionamento e o início de uma nova relação por parte da vítima.
Uma câmera de segurança registrou o momento em que Rozélia tenta fugir, enquanto Jonatas corre atrás dela. Pouco depois, ela é morta.
O caso foi enquadrado como feminicídio triplamente qualificado, com as agravantes de motivo torpe, emboscada e recurso que dificultou a defesa da vítima.
A defesa de José Dirceu afirmou que irá recorrer da decisão. O g1 fez contato com a defesa de Jonatas Caldas, mas não recebeu retorno até a publicação desta reportagem.
Vítima de feminicídio, Rozélia Caldas.
Reprodução/Redes Sociais
LEIA TAMBÉM:
Ponta Grossa: Bebê de 1 ano encontrada dormindo no chão de estrada rural ao lado de pai embriagado está em abrigo
VÍDEO: foragido é preso pela polícia dentro de rio do PR após entrar na água para fugir de linchamento e ter que pedir ajuda para conseguir sair
R$ 1,3 milhão em espécie dentro de caixas de sapato: o que acontece com dinheiro ilegal apreendido?
O crime
Em 7 de janeiro de 2023, a Polícia Militar (PM-PR) foi até a entrada principal da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, após receber uma denúncia de tiros na região. Ao chegar, a polícia encontrou o corpo da vítima baleado.
Rozélia foi atingida com um tiro na cabeça e morreu na hora, segundo a polícia. A equipe médica foi acionada e constatou o óbito.
Uma câmera de segurança no local onde a vítima foi assassinada mostra Rozélia fugindo enquanto Jonatas Caldas corre atrás dela. Em seguida, há um clarão que, segundo a polícia, é dos disparos.
Homem é procurado por suspeita de ter matado ex-esposa; filho dele também está foragido
Em 14 de janeiro, policiais civis cumpriram mandados de busca nas residências dos suspeitos e apreenderam documentos e aparelhos eletrônicos que, segundo a investigação, comprovam o crime.
Os dois foram presos em 16 de janeiro no bairro Tatuquara, em Curitiba.
Conforme a polícia, o carro utilizado para abordar a vítima na noite do feminicídio foi encontrado em Fazenda Rio Grande, Região Metropolitana de Curitiba , e outro veículo, utilizado para a fuga, estava em um posto de gasolina em Curitiba.
Os veículos foram apreendidos.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.