
O levantamento foi feito nos principais arraiais da capital São Luís, como o Arraial do Ipem e o Bumba Meu São João, no Castelinho. São João do Maranhão: festa popular que encanta maranhenses e turistas
Reprodução/TV Mirante
Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Estado de Turismo do Maranhão (Setur-MA), por meio do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), mostra que 95% dos turistas brasileiros que visitaram o estado durante o período junino pretendem retornar.
📲 Clique aqui e siga o perfil do g1 Maranhão no Instagram
O levantamento foi feito nos principais arraiais da capital São Luís, como o Arraial do Ipem e o Bumba Meu São João, no Castelinho, com o objetivo de traçar o perfil dos visitantes, avaliar a satisfação geral e contribuir para o planejamento de futuras ações de promoção do turismo cultural no Maranhão.
De acordo com a Setur, a pesquisa foi realizada nos dias 14, 15, 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de junho, nos principais arraiais da capital maranhense. Os dados indicam que a experiência vivida pelos turistas foi marcada por avaliações positivas em vários aspectos: 85,96% consideraram a programação excelente ou boa, um aumento de 6% em relação ao ano anterior; 77,52% aprovaram os atrativos naturais; e 91,01% elogiaram a sinalização e a estrutura dos arraiais.
“Esse crescimento no índice de satisfação é uma resposta direta ao esforço coletivo que nós, juntamente com o Governo do Estado, temos feito para melhorar a experiência dos visitantes. O São João é mais do que uma festa; é algo que movimenta nossa cultura, o comércio e traz cada vez mais visitantes”, destacou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
Outro indicador positivo refere-se à hospedagem: 43,26% dos entrevistados ficaram hospedados em hotéis, aumento de 22,13% em relação a 2024. A preferência por casas de familiares e amigos foi de 28,65%; casa ou apartamento alugado representou 7,87%; pousadas foram escolhidas por 7,30%; e hostels ou albergues por 3,37%.
A pesquisa também apontou aumento na permanência média dos turistas: 41,6% ficaram entre quatro e sete dias no Maranhão, crescimento de 73,3% comparado ao ano anterior. Quanto aos gastos durante a estadia, 24,72% desembolsaram mais de R700;enquanto25,84 101 e R$ 300 por dia.
Além da capital São Luís, os dados revelam interesse significativo pelos demais destinos maranhenses: 77,53% avaliaram os atrativos naturais como excelentes ou bons. Entre os turistas que incluíram mais de um destino no roteiro (74,69%), o Polo Lençóis & Delta foi destaque — especialmente Barreirinhas (40,12%) e Santo Amaro (19,75%). A origem dos visitantes reforça a capilaridade da divulgação do São João: 68,72% vieram de fora do estado — principalmente São Paulo (26,02%) e Rio de Janeiro (10,57%).
“A pesquisa de demanda é uma das principais ferramentas para medir o alcance e a qualidade do São João do Maranhão. Com base nesses dados conseguimos planejar ações mais assertivas para melhorar a experiência do visitante e valorizar ainda mais nosso potencial turístico”, afirmou Igor Almeida, coordenador do Observatório do Turismo do Maranhão.
Outro destaque da pesquisa foi a gastronomia local: 80,9% avaliaram a culinária maranhense como excelente ou boa — um aumento de oito pontos percentuais em relação a 2024 (75%).
Durante os festejos juninos, os visitantes ainda contaram com o suporte do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que manteve estande fixo no Arraial do Ipem. O espaço ofereceu informações turísticas, materiais promocionais e orientações sobre a programação cultural e os principais atrativos do estado.
A ação contou com apoio de estudantes credenciados das áreas de turismo e hotelaria para aplicação dos questionários junto ao público visitante e local. Os formulários foram divididos em duas categorias para permitir uma análise detalhada sobre moradores e turistas.
São João atrai turistas e movimenta economia no Maranhão