
Idosa reside há 50 anos no bairro Jardim Felicidade, na Zona Norte de Macapá, e mantém rotina ativa e feliz. Iniciativa do Ministério Público busca reformar casa de idosa em área de ponte
A aposentada Enerstina Souza, ou dona Nenê de 104 anos, mora há pelo menos 50 anos em uma casa de madeira em área de pontes no bairro Jardim Felicidade, na Zona Norte de Macapá.
O Ministério Público (MP) do Amapá trabalha em um projeto para reformar a moradia para a melhor qualidade de vida da idosa. O que para Nenê era um sonho distante.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Dona Nenê reside há 50 anos em área de ponte em Macapá
Mônica Costa/Rede Amazônica
A iniciativa busca adaptar a casa de dona Nenê para atender às suas necessidades físicas.
O MP, em parceria com a Associação de Idosos e Amigos do Amapá (Assieap) busca apoio para realizar a reforma da casa de Dona Nenê.
O projeto inclui diversas adaptações na casa, a deixando mais confortável e segura. O custo da reforma é de R$ 50 mil.
Casa da dona Nenê, em Macapá
Mônica Costa/Rede Amazônica
Sobre dona Nenê
Apesar da idade, Dona Nenê é cheia de energia e se diverte com atividades como dança, dominó e a costura.
“Não é porque a gente tem uma idade que a gente vai ficar parado dentro de casa, a gente tem que se divertir, fazer um exercício. Tudo isso eu faço, isso me fortalece”, contou dona Nenê.
Dona Nenê reside há 50 anos em área de ponte em Macapá
Mônica Costa/Rede Amazônica
A filha da idosa quis levá-la para o sul do país, mas dona Nenê negou a proposta e preferiu ficar em Macapá, que segundo ela, é onde estão seus e amigos e onde segue a rotina que a faz feliz.
“Tô aqui há muitos anos e aqui fica perto de tudo. Eu tenho meus vizinhos, tenho uma sobrinha que mora logo ali. Eu não fico só. Aqui eu me acho feliz, me sinto feliz, é tudo perto”, disse.
Ela participa de projetos sociais e tem um grande carinho pela comunidade onde vive. Nenê contou sobre a casa que sempre sonhou, que está prestes a se tornar uma realidade.
“Pra mim é o sentimento de alegria. Eu agradeço muito à Deus e todo o povo que ajudou nesse sonho. Eu imagino a cozinha bem ajeitada, o quartinho, a sala, meu banheiro e um pátiozinho”, finalizou.
Dona Nenê reside há 50 anos em área de ponte em Macapá
Mônica Costa/Rede Amazônica
Como ajudar?
Para contribuir com o sonho de Dona Nenê, o interessado deve entrar contato com a 3ª Promotoria de Justiça da Família de Macapá ou ligar para os telefones (96) 3198-4273 ou (96) 99186-9114.
🔔 Tem uma sugestão de pauta? Fale com o g1 no WhatsApp
📲Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: