
Leão XIV retoma tradição interrompida por Francisco, que evitou as férias fora do Vaticano durante seus 12 anos de papado. O palácio, considerado a residência oficial de verão dos papas, fica em Castel Gandolfo, a 20 km de Roma. Papa chega a Castel Gandolfo, onde vai passar duas semanas de férias
REUTERS/Vincenzo Livieri
O papa Leão XIV chegou neste domingo (6) à cidade de Castel Gandolfo, localizada a cerca de 20 quilômetros ao sudeste de Roma, onde passará duas semanas de férias.
A chegada do pontífice à tradicional residência de verão foi marcada por aplausos e manifestações de fé de dezenas de moradores e turistas que se reuniram para vê-lo.
O Palácio Apostólico de Castel Gandolfo é uma propriedade histórica da Santa Sé e foi usado como residência de verão por diversos papas ao longo dos séculos.
O retorno de Leão XIV marca a retomada de uma tradição interrompida durante os 12 anos do pontificado de Francisco, que optou por não deixar o Vaticano nem mesmo durante o período de descanso, mantendo-se sempre hospedado na residência de Santa Marta.
O Palácio Apostólico de Castel Gandolfo é uma propriedade histórica da Santa Sé.
Vatican News
Palácio tem vista para o lago
Construído no século XVII, o palácio ocupa uma posição elevada com vista para o lago Albano, em meio às colinas de Albanos, e está entre os imóveis de uso pessoal do papa desde os tempos da monarquia pontifícia.
A utilização do local como retiro papal foi suspensa após 1870, com a anexação dos Estados Papais pelo Reino da Itália e a consequente perda do poder temporal do papa.
A situação foi revertida com o Tratado de Latrão, em 1929, quando a Santa Sé e o Estado italiano estabeleceram as bases do que hoje conhecemos como Estado do Vaticano.
Desde então, Castel Gandolfo voltou a ser propriedade oficial da Igreja e residência de descanso para os pontífices — embora, nos últimos anos, tenha sido mais visitada por turistas do que por papas.
Ainda não há informações sobre compromissos públicos previstos durante o período em que o pontífice permanecerá fora do Vaticano.
Papa Leão XIV faz apelo por diálogo entre Israel e Irã
*Com informações da AFP.