Vc viu? Polícia investiga morte por linchamento, avião de prefeito é roubado, soldado pisa em mina e tem perna amputada e outras do g1 MA


Veja quais foram as notícias em destaque ao longo da semana no portal g1 Maranhão. Confira o resumo completo das principais notícias divulgadas pelo g1 Maranhão na semana de 29 de junho a 5 de julho.
📲 Clique aqui e siga o perfil do g1 Maranhão no Instagram
Domingo (29)
Encerramento do festejo de São Pedro reúne milhares de pessoas em São Luís
Divulgação/Governo do Maranhão
Milhares de devotos e dezenas de grupos de Bumba meu-boi se reuniram na virada do sábado (28) para este domingo (29), no bairro da Madre Deus, em São Luís, em sinal de fé e devoção a São Pedro, considerado um dos mais importantes para a cultura popular do Maranhão. A festa é realizada, tradicionalmente, no largo que leva o nome do santo, espaço onde o sagrado e o profano se encontram.
Em toda madrugada e nas primeiras horas deste domingo, uma multidão de devotos, apreciadores da cultura popular maranhense e turistas, acompanharam o cortejo de mais de 30 grupos de bumba-meu-boi, vindos de várias regiões do Maranhão, que cumprem suas promessas e homenageiam São Pedro.

A partir das 7h30 deste domingo, foi realizada uma procissão marítima com saídas de embarcações do Cais da Praia Grande, no Centro e, do Cais da Ponta d’Areia. Durante o trajeto, devotos rezaram em homenagem ao santo e pagaram suas promessas em alto-mar.
Ainda neste domingo, por volta das 17h, será realizada uma procissão terrestre, com saída do Largo de São Pedro, na Madre Deus. Após o fim da procissão, acontece uma missa campal em homenagem ao santo e que marca o encerramento da programação do festejo que é realizada desde o dia 1º de junho.
Danilo Rocha Silva seria responsável por ordenar assassinatos na Baixada Maranhense, segundo a polícia
Reprodução/TV Mirante
Uma operação conjunta entre o Batalhão de Operações Especiais do Maranhão (Bope/MA) e o Bope de Pernambuco (Bope/PE) resultou na prisão de um dos principais líderes de uma facção criminosa que atua no Maranhão, segundo a polícia.
O homem, considerado de alta periculosidade, foi localizado e capturado na cidade de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana de Recife (PE), na última sexta-feira (27), e seria o responsável pelo setor financeiro da organização criminosa no Maranhão.
Ainda segundo a polícia, Danilo também é o mandante de diversos crimes na região da Baixada Maranhense, onde ele dava ordens à distância.
Entre os crimes atribuídos a ele estão o assassinato de um idoso no município de Viana, a ordem para uma tentativa de execução com vários disparos contra uma vítima e a determinação para o incêndio e destruição de residências, com o objetivo de expulsar moradores e abrir espaço para a ocupação dos imóveis por membros da facção.
Além do líder, outros três suspeitos ligados à facção também foram presos durante a operação. Eles foram capturados na quarta-feira (25), no município de Viana, pelo Bope do Maranhão, e são apontados como executores dos crimes sob orientação da quadrilha.
Segunda-feira (30)
Afrânio Vitor Serra morreu após ser espancado por várias pessoas em São Luís, segundo a polícia
Reprodução/Redes Sociais
A Polícia Civil está investigando um possível caso de linchamento, após um acidente de trânsito, ocorrido no último domingo (29), em São Luís.
Segundo as investigações preliminares, Afrânio Vitor Serra estava dirigindo um carro quando colidiu contra um veículo, modelo Saveiro, e depois fugiu do local do acidente. Logo após, os ocupantes da Saveiro decidiram perseguir Afrânio.
Durante a perseguição, Afrânio acabou batendo contra uma casa, na região da Aurora, onde ele tentou fugir, mas acabou capturado.
“Os ocupantes perseguiram até ele [Afrânio] colidir contra a casa. Depois pegaram ele e agrediram. O dono da casa prestou socorro”, afirmou o delegado Marconi Matos, da Delegacia de Homicídios, em São Luís.
Afrânio chegou a ser atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levado ao hospital, mas acabou falecendo por politraumatismo. A vítima era morador do Maiobão, na Região Metropolitana de São Luís, e recentemente teve um filho.
Ainda segundo a Polícia Civil, imagens de câmeras de segurança e outras provas deverão ser coletadas durante o inquérito, que vai buscar responsabilizar os agressores pelo crime de linchamento.
Terça-feira (1º)
MP investiga uso de viatura da PM em motel de Imperatriz
Uma denúncia envolvendo o uso indevido de uma viatura dentro do 14º Batalhão da Polícia Militar de Imperatriz, no Maranhão, está sendo investigada pelo Ministério Público do Estado (MPMA).
Segundo apuração preliminar, no mês de junho um policial militar teria sido flagrado utilizando uma viatura oficial da corporação para ir a um motel da cidade, em circunstâncias de caráter pessoal.
A situação teria sido flagrada por testemunhas e o caso chegou ao Ministério Público do Maranhão que, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), havia cedido o automóvel ao batalhão.
A denúncia gerou críticas quanto ao uso indevido de recursos públicos, especialmente de veículos que deveriam estar a serviço da segurança da população. O Ministério Público do Maranhão instaurou procedimento para apurar o caso.
“Com ordem judicial, o caso foi entregue ao Sistema de Segurança Pública, no caso específico pra PM. Com certeza tudo será devidamente apurado por quem de direito e provado os fatos noticiados devidamente responsabilizado quem porventura tenha cometido alguma ilegalidade”, afirmou o promotor de justiça do GAECO, Luiz Muniz Rocha Filho.
Após a repercussão do caso, a Polícia Militar informou ao g1 que instaurou procedimento administrativo para apuração da conduta profissional do policial que estaria usando a viatura. Também foi realizada a mudança no comando do 14º Batalhão da Polícia Militar.
“A situação relatada está sendo apurada com o devido rigor. Caso sejam constatadas irregularidades, as medidas disciplinares e legais cabíveis serão devidamente aplicadas. A Corporação destaca que repudia veementemente qualquer conduta que contrarie os princípios éticos, a legalidade e o compromisso com a missão institucional da Polícia Militar”, declarou a PM.
Motociclista morre após acidente com caminhão de limpeza pública, na BR-010, em Imperatriz
Divulgação/PRF-MA
Um motociclista morreu, na tarde desta terça-feira (1º), após se envolver em um acidente de trânsito com um caminhão de limpeza pública, na BR-010, em Imperatriz.
Imagens do local do acidente mostram a motocicleta caída atrás do caminhão, enquanto que a vítima, Lyndon Johnson de Sousa Rodrigues, de 38 anos, está embaixo do veículo, já sem vida.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 15h30, no km 258 da rodovia. A motocicleta seguia o fluxo normal de circulação e o caminhão seguia no sentido contrário. Em determinado momento, o motorista do caminhão realizou uma manobra, tentando entrar à esquerda, fazendo com que a motocicleta colidisse na lateral do caminhão.
Com o impacto da colisão, o motociclista, que era morador de João Lisboa, morreu no local.
Lyndon Johnson tinha saído do serviço, um frigorífico às margens da BR-010, quando se envolveu no acidente.
A Superintendência de Limpeza Pública de Imperatriz divulgou uma nota lamentando o acidente e informando que a empresa responsável prestará todo o suporte necessário à família da vítima e está colaborando com as autoridades competentes para o total esclarecimento dos fatos.
Leia a nota na íntegra:
A Superintendência de Limpeza Pública lamenta profundamente o trágico acidente ocorrido nesta data, envolvendo um caminhão de coleta de lixo de responsabilidade da empresa terceirizada que realiza o serviço, e um motociclista, que infelizmente resultou em óbito.
Informamos que a empresa responsável prestará todo o suporte necessário à família da vítima, e está colaborando com as autoridades competentes para o total esclarecimento dos fatos.
A Superintendência de Limpeza está acompanhando de perto todas as providências e reafirma seu compromisso com a segurança e a responsabilidade nos serviços prestados à população.
Quarta-feira (2)
Avião monomotor roubado pertence ao prefeito de Senador Alexandre Costa, Dr. Nilo
Reprodução/TV Mirante
O avião monomotor que foi roubado, nesta quarta-feira (2), em Presidente Dutra (MA), está registrado no nome do prefeito da cidade maranhense Senador Alexandre Costa, Nilo Tayrone Arouche Amorim, conhecido como Dr. Nilo (Republicanos). A Polícia Civil investiga o caso.
De acordo com a ANAC, a aeronave com prefixo PT-ZUZ foi fabricada em 2010 e pertence, desde 2023, ao prefeito de Senador Alexandre Costa, município a 401 km de São Luís. O monomotor não tem permissão para táxi aéreo. O avião foi encontrado na tarde desta quarta-feira (2) em Natividade, região central do Tocantins.
O monomotor foi roubado, na manhã desta quarta-feira, por cerca de quatro homens armados e encapuzados em Presidente Dutra, cidade a km de São Luís. A aeronave se preparava para fazer um voo para Picos (PI).
Segundo a Polícia Civil, os criminosos abordaram o piloto ainda na pista de decolagem e fugiram com o avião. Outra parte dos bandidos levou o piloto amarrado, dentro do próprio carro, para um povoado na zona rural de Tuntum, a 365 km de São Luís.
Buscas foram realizadas por equipes do Centro Tático Aéreo (CTA) que localizaram o piloto e o carro dele. O nome da vítima não foi divulgada.
Quinta-feira (3)
Mulher que teve 90% do corpo queimado morre em hospital
Maria Domingas Fonseca dos Santos morreu no hospital após ter 90% do corpo queimado em um ataque no povoado Piçarra, zona rural de São Vicente Ferrer, a cerca de 157 km de São Luís. O principal suspeito do crime é o companheiro da vítima, que está preso preventivamente desde o último domingo (30).
Segundo a Polícia Civil, a vítima não resistiu às complicações das queimaduras e morreu no Hospital Regional de Viana, onde estava internada em estado grave na UTI. A mulher havia sido socorrida ainda no local do ataque e levada às pressas à unidade de saúde, mas o quadro era considerado gravíssimo desde o início.
Suspeito segue preso
O companheiro da vítima, que apresentava queimaduras nas mãos e pernas, supostamente sofridas durante o ataque, foi localizado no mesmo dia do crime, no povoado Casa Grande, às margens da MA-014.
Após receber atendimento médico no hospital municipal, o homem foi conduzido à 6ª Delegacia Regional de Viana, onde permanece à disposição da Justiça.
Em todo o Estado do Maranhão, chega a 28 o número de feminicídio desde janeiro de 2025 até agora.
Maranhense recrutado pelo exército ucraniano tem perna amputada
Reprodução
Um soldado maranhense que atua como voluntário na guerra entre Ucrânia e Rússia teve parte da perna esquerda amputada após pisar em uma mina-borboleta durante uma missão. Ferido, Rafael Paixão, de 29 anos, natural de Imperatriz, precisou se arrastar por cerca de nove quilômetros até conseguir socorro.
🤔 O que são minas-borboleta? As minas-borboleta são um tipo de mina terrestre, caracterizadas por seu pequeno tamanho (cerca de 7 a 10 centímetros de largura) e formato que lembra uma hélice ou uma borboleta. As minas-borboleta são proibidas pela legislação internacional, pois podem ferir e matar civis indiscriminadamente.
A família recebeu notícias do jovem nessa quarta-feira (2), por meio de uma ligação feita do hospital onde ele está internado. Segundo os parentes, o quadro de saúde é estável, mas Rafael passou por uma cirurgia delicada e perdeu a perna do joelho para baixo.
Em vídeo enviado à imprensa, a mãe de Rafael relatou o momento em que soube do acidente e o desespero da família que aguarda por seu retorno ao Brasil.
“Ele foi operado, está hospitalizado, perdeu o pé esquerdo, perdeu do joelho, um pouco do joelho para baixo, mas está estável, está vivo, né? Foi um milagre de Deus. Ele contou um pouco do que aconteceu. Ele andou nove quilômetros, arrastado por um outro militar, que ‘tava’ dando suporte para ele, ele ‘tava’ muito machucado, mas graças a Deus, para honra e glória de Jesus, ele conseguiu”, informou a mãe do jovem, Neila Paixão.
Antes de se alistar, Rafael cursava Direito em uma faculdade particular em Imperatriz. Em agosto de 2024, deixou os estudos e se mudou para a Holanda com a então namorada. Após o fim do relacionamento, decidiu se voluntariar no exército da Ucrânia, onde passou a integrar o 3º Batalhão de Brigada de Assalto.
Durante um período de mais de 20 dias, o maranhense chegou a ficar incomunicável, o que levou a boatos e fake news sobre sua morte. A informação foi desmentida pelo próprio Rafael, em chamada recente à família.
Ao g1, a mãe de Rafael conta que ele foi influenciado a se voluntariar pelos colegas que conheceu na Holanda e que acabou aceitando participar dessa missão. A família chegou a enviar e-mails ao governo da Ucrânia e tinha reuniões agendadas com autoridades brasileiras para tentar obter informações enquanto Rafael estava desaparecido.
Sexta-feira (4)
Tiroteio em barbearia deixa seis pessoas feridas em São José de Ribamar
Seis pessoas foram baleadas durante um ataque a uma barbearia localizada no bairro Sarnambi, em São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís. O crime aconteceu no fim da tarde dessa quinta-feira (3), por volta das 17h. Até o momento, ninguém foi preso.
Segundo a Polícia Militar, os tiros foram disparados por dois homens armados que chegaram em um veículo de cor branca, sem placas aparentes. Eles desceram do carro, invadiram o estabelecimento e efetuaram vários disparos contra os clientes. Após a ação, os criminosos fugiram no mesmo veículo.
Todas as vítimas foram socorridas por populares e levadas inicialmente ao Hospital e Maternidade de São José de Ribamar. Devido à gravidade dos ferimentos, os seis baleados foram transferidos sob escolta policial para o Hospital Municipal Clementino Moura (Socorrão 2), em São Luís. Imagens gravadas por testemunhas mostram algumas das vítimas sendo colocadas dentro de um carro.
Até a publicação desta matéria, não havia informações atualizadas sobre o estado de saúde dos feridos.
Veja mais detalhes sobre as vítimas:
Rapaz de 17 anos – não foi informado o local do tiro.
Homem de 33 anos – um tiro em cada perna e um na mão esquerda.
Homem de 34 anos – tiro no braço direito e nas duas pernas.
Homem de 18 anos – não foi informado o local do tiro.
Homem de 24 anos – não foi informado o local do tiro.
Homem de 19 anos – um tiro em cada perna e um na mão esquerda.
A polícia informou que alguns dos feridos já possuíam registros anteriores por crimes como roubo e consumo de drogas, mas nenhum deles tem mandado de prisão em aberto.
Equipes do 13º BPM, BPChoque, Rotam e do 1º Batalhão foram acionadas e realizaram diligências pela região para tentar localizar os suspeitos. Segundo a polícia, uma das linhas de investigação aponta que os suspeitos já tinham um alvo dentro da barbearia, mas que as causas do crime ainda estão sendo investigadas.
Ônibus pega fogo no bairro Forquilha, em São Luís
Um ônibus do transporte público pegou fogo na manhã desta sexta-feira (4), no bairro Forquilha, em São Luís. De acordo com informações, o veículo apresentava falhas mecânicas durante o trajeto.
Ao perceber fumaça no coletivo, o motorista parou o veículo, abriu as portas e permitiu que os passageiros desembarcassem. Pouco depois, as chamas se espalharam e consumiram o ônibus, que fazia a linha Vila dos Nobres / João Moraes / Terminal.
Uma equipe do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM) foi acionada e combateu o fogo e realizou rescaldo. Ninguém ficou ferido.
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de São Luís divulgou uma nota repudiando o incêndio e afirmando que a situação colocou em risco a integridade física dos usuários e, diante disso, a Secretaria vai adotar medidas imediatas, dentre as quais: instauração de processo administrativo sancionador; aplicação de auto de infração e penalidades contratuais, incluindo multa por infração gravíssima; e realização de fiscalização emergencial na frota da empresa.
Leia a nota na íntegra:
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de São Luís repudia veementemente a conduta negligente da empresa VIA SL, concessionária do transporte coletivo urbano, em razão do incêndio ocorrido nesta sexta-feira (04) em um dos seus veículos, enquanto operava a linha U-T621 – Vila dos Nobres / João Moraes / Terminal. O ônibus, que estava em operação e transportava passageiros, foi totalmente destruído pelas chamas, colocando em risco a integridade física dos usuários.
Diante da gravidade do ocorrido, a SMTT informa que adotará medidas imediatas, dentre as quais: 1) Instauração de processo administrativo sancionador, com base na Concorrência Pública nº 004/2016/CPL; 2) Aplicação de auto de infração e penalidades contratuais, incluindo multa por infração gravíssima; 3) Realização de fiscalização emergencial na frota da empresa.
Sábado (5)
Maranhão realiza 1º transplante de coração pelo SUS
Equipes de saúde realizaram, neste sábado (5), o primeiro transplante de coração pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A cirurgia foi feita no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), em São Luís, e integra o mutirão nacional promovido em rede pelos hospitais universitários.
Com a cirurgia, o Maranhão passa a fazer parte do grupo de estados brasileiros aptos a realizar esse tipo de procedimento complexo e altamente especializado dentro da rede pública. O paciente beneficiado é um homem de 68 anos, que já respira espontaneamente e apresenta boa evolução clínica, segundo o HU-UFMA.
A cirurgia mobilizou uma equipe multidisciplinar e contou com a colaboração de profissionais e instituições de diferentes regiões do país. Entre os envolvidos estava o cirurgião cardíaco Ruan Mejia, que participou diretamente do procedimento e também prestou orientação à equipe local.
“Para mim foi uma satisfação poder vir, observar como eles haviam progredido, muito bem organizados”, destacou Mejia.
A diretora de atenção à saúde da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Lumena Furtado, também comemorou o feito.
“A gente está conseguindo fazer um esforço, é melhorar, diminuir o tempo de espera para as cirurgias, para consultas, para exames, e junto com o Ministério da Saúde, a gente possa de fato fazer a diferença do Sistema Único de Saúde”, afirmou.
A realização do transplante não apenas representa uma esperança renovada para o paciente e sua família, mas também reforça a capacidade técnica do HU-UFMA e o compromisso do SUS com a ampliação do acesso a procedimentos de alta complexidade.
Com o sucesso da cirurgia, o Maranhão abre caminho para que outros pacientes com insuficiência cardíaca avançada possam ter, mais perto de casa, uma chance real de recuperar a qualidade de vida.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.