Foragido de presídio há quase 1 mês, detento é condenado a 27 anos de prisão por matar homem no Acre


Júri popular condenou Natanael do Nascimento Salgueiro mesmo sem a presença dele nessa segunda (7). Ele é um dos nove detentos que escaparam do Complexo Penitenciário de Rio Branco no dia 19 de junho. Natanael do Nascimento Salgueiro está foragido
Arquivo/Iapen
Foragido há quase 1 mês, Natanael do Nascimento Salgueiro foi condenado a mais de 27 anos de prisão por homicídio qualificado em um júri popular que ocorreu nessa segunda-feira (7) em Rio Branco. Ele é um dos nove detentos que escaparam do Complexo Penitenciário de Rio Branco em 19 de junho e, por isso, a sessão ocorreu sem a presença dele.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Os jurados consideraram Natanel culpado pela morte de Naldicley da Silva Soares, assassinado a tiros na Rua Primavera, bairro Belo Jardim, região do Segundo Distrito, em abril de 2022. (Saiba mais abaixo)
LEIA MAIS
Roubo, homicídios e participação em facções: penas dos foragidos de presídio no AC ultrapassam 400 anos
Após 23 dias de buscas, presos que escaparam de presídio de Rio Branco seguem foragidos
Quando fugiu do presídio, o acusado já tinha outros 57 anos em condenações por roubo e homicídio. A defesa dele foi feita pela Defensoria Pública do Acre (DPE-AC), que não costuma se manifestar sobre os casos.
Por conta da fuga, o juiz Alesson Braz, que assinou a sentença, expediu de mandado de prisão contra Natanael e encaminhou ao grupo de capturas. Ele também negou o direito de recorrer em liberdade.
Fuga no Presídio: 9 detentos fogem do pavilhão P no Complexo Penitenciário de Rio Branco
Homicídio
Naldicley da Silva Soares foi assassinado a tiros na Rua Primavera, bairro Belo Jardim, região do Segundo Distrito de Rio Branco. O Centro de Operações Policiais Militares (Copom) informou, na época, que a vítima conversava com o tio em frente de uma igreja evangélica quando foi atingida pelos disparos.
Ele morreu no local do crime. As polícias Militar e Civil e a perícia foram para o local atender a ocorrência.
Ainda segundo o Copom, um homem em uma motocicleta branca chegou no local, deixou o veículo no chão e sacou uma pistola. Naldicley Soares ainda tentou correr, mas foi ferido e caiu.
Crime ocorreu em frente de uma igreja evangélica do bairro Belo Jardim
Reprodução
Testemunhas relataram que o tio, na tentativa de salvar o sobrinho, arremessou uma pedra na região das costelas do suspeito, que se virou para ele e atirou, mas a arma falhou e o criminoso fugiu.
Uma ambulância do Serviço Médico de Atendimento de Urgência (Samu) foi até o local e constatou a morte do rapaz.
Buscas por foragidos
As buscas pelos nove detentos que fugiram do Complexo Penitenciário de Rio Branco, no dia 19 de junho, entraram no 23º dia nessa segunda-feira (7) sem recapturados. O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen-AC) reafirmou que as forças de segurança mantêm as operações em busca dos foragidos.
Conforme apurado pelo g1, os foragidos somam mais de 400 anos em condenações por crimes como roubo, homicídio e organização criminosa. Os fugitivos estavam no pavilhão P da Divisão de Estabelecimento Penal de Recolhimento Provisório do presídio estadual quando conseguiram fugir por volta das 6h do dia 19 de junho.
Ao todo, as penas de Natanael somavam 57 anos, três meses e um dia antes da nova condenação. A data prevista para o término era 14/07/2062.
Reveja os telejornais do Acre
Adicionar aos favoritos o Link permanente.