
Segundo o edital, publicado nesta sexta-feira (4), os cursos exclusivos para 61 municípios o interior, contemplam áreas como tecnologia, setor primário, gastronomia, turismo e educação inclusiva. Ao todo, são 110 opções de cursos disponíveis
Cleudilon Passarinho/Cetam
As inscrições para as11.024 vagas gratuitas em cursos presenciais de qualificação profissional do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) voltados exclusivamente para os 61 municípios do interior do estado iniciam nesta terça-feira (8). Veja como fazer
O lançamento do edital foi anunciado pelo governador Wilson Lima na sexta-feira (4), em Manaus.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
As inscrições estarão abertas das 7h da terça-feira até as 23h59 da quarta-feira (9), exclusivamente no site do Cetam. Os interessados devem consultar o edital para verificar os pré-requisitos, locais das aulas e cronograma completo.
Aquelas pessoas que ainda não possuem cadastro devem ir ao banner “Tudo Sobre Inscrições” e clicar no link Portal do Candidato e seguir os passos solicitados. Esse cadastro antecipado agiliza na hora da inscrição no curso.
A nova oferta representa a 2ª etapa do cronograma de formação profissional promovido em 2024. Na primeira fase, realizada em março, foram disponibilizadas 8.680 vagas em 67 cursos.
Segundo o edital, publicado hoje, os cursos contemplam áreas como tecnologia, setor primário, gastronomia, turismo e educação inclusiva. Ao todo, são 110 opções disponíveis, entre elas formações inéditas como Reparador de Aparelhos Celulares, CorelDraw e Photoshop, Avicultura Caipira, Horticultor Orgânico e Cozinheiro Funcional (Fitness).
Também serão ofertados cursos voltados à inclusão, como Agente de Inclusão para Pessoa com TEA e Terapia ABA. Um dos destaques é a formação para Árbitro de Futebol, em parceria com a Federação Amazonense de Futebol (FAF).
Durante o anúncio, o governador destacou os investimentos contínuos na educação profissional do estado. Desde 2019, já foram ofertadas mais de 1 milhão de vagas em cursos do Cetam, além de reforçar a infraestrutura das unidades e expandir a conectividade nos municípios.
“Mais do que números, é a chance de um jovem conquistar o primeiro emprego, de uma mãe empreender, de um pai ter uma nova oportunidade”, afirmou Wilson Lima.
A aluna Roberta Coelho, de 54 anos, celebra a oportunidade de formação gratuita. “Insisti pelo curso de corte e costura e estou realizando meu sonho sem precisar pagar por isso. De um curso como esse, saem excelentes profissionais,” afirmou.
OPORTUNIDADE: Processo seletivo da Funai oferece mais de 500 vagas no Amazonas
Amazonas ainda luta para ampliar acesso à educação infantil