Neblina encobre prédios na região Central de Piracicaba; entenda por que fenômeno é comum no inverno


Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros devem marcar mínima de 9ºC e máxima de 24ºC nesta terça-feira. Neblina encobre céu de Piracicaba
Claudia Assencio/g1
Piracicaba (SP) ficou encoberta por forte nevoeiro na manhã desta terça-feira (8). Prédios da da região central da praticamente “sumiram” em meio à neblina. Na região da Rua do Porto, imagens da EPTV, afiliada da Globo para a região, mostram o leito do Rio Piracicaba quase “escondido” atrás da névoa por volta das 8h30.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros devem marcar mínima de 9ºC e máxima de 24ºC nesta terça-feira.
O Sol só apareceu por volta das 8h15, mas o nevoeiro não tinha desaparecido completamente às 9h15. A temperatura na cidade fica abaixo dos 10ºC durante a manhã.
Em Limeira (SP), a neblina cobria todo o céu da cidade. Veja no vídeo, acima.
📲 Participe do canal do WhatsApp do g1 Piracicaba
A condição, muito comum no inverno, pode provocar redução da visibilidade em ruas e rodovias. As concessionárias que administram os trechos das estradas da região orientam motoristas para redobrarem os cuidados.
Mas, você sabe como se forma a neblina?
A neblina é um fenômeno atmosférico que pode ocorrer em qualquer época do ano, mas fica mais intenso no inverno devido às condições que favorecem a formação do nevoeiro, especialmente durante a madrugada, quando a umidade se condensa perto do solo.
São três as condições necessárias para formação de neblina:
Alta umidade do ar
Baixa temperatura
Falta de ventos
Em Piracicaba (SP), o clima reunia esses três elementos. A cidade tinha previsão de índice de umidade relativa do ar em 90%, o dia amanheceu com 8ºC e não tinha registros de ventos.
De acordo com o Climatempo, o risco de formação de nevoeiro aumenta muito no inverno por causa das baixas temperaturas na madrugada e primeiras horas da manhã.
Neblina encobre céu de Piracicaba
Claudia Assencio/g1
“É esse frio que condensa a umidade que fica próxima da superfície e forma o nevoeiro, que é como uma nuvem, mas que começa a se formar perto do solo”, explica.
“Nesta semana, o ar frio de origem polar ainda será sentido no Sul e no Sudeste. Além disso, o predomínio de um sistema de alta pressão atmosférica no interior do Brasil vai reduzir muito a quantidade de nuvens. A falta de nebulosidade durante a noite aumenta o resfriamento do ar e facilita a formação do nevoeiro”, detalha.
Amplitude térmica
A amplitude térmica, que é a diferença entre as maiores e menores temperaturas registradas na cidade no mesmo dia, também é comum no inverno, com oscilações de mais 15 graus durante o mesmo dia.
Nesta terça-feira (8), as mínimas ficam em torno dos 8ºC e as máximas na casa dos 24ºC em Piracicaba, uma diferença de 16 graus.
Limeira marcou temperatura mínima de 4ºC no fim da madrugada e início da manhã desta terça-feira. Os termômetros devem chegar aos 24ºC.
O pesquisador do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), Bruno Bainy, explica que essa é uma condição muito comum da estação.
Tardes mais geladas
Piracicaba (SP) e Capivari (SP) registraram as temperaturas máximas mais baixas de 2025 na na tarde do último dia 3 de julho, segundo o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro).
Campinas deve permanecer com frente fria nessa sexta-feira; confira a previsão por cidade
Em Capivari (SP), os termômetros bateram 17,5ºC no mesmo dia. Geralmente, é no período vespertino que os dias atingem os picos nas temperaturas máximas, por volta das 15h.
Piracicaba registrou 18,6ºC no dia 3 de julho e repetiu o recorde de menor temperatura máxima durante o período que costuma ser o mais quente dos dias.
A marca já tinha sido registrada também no dia 24 de junho deste ano. O abrigo para pessoas em situação de rua de Piracicaba teve alta de 16% nesta semana. Leia mais, abaixo.
Cidades da região de Piracicaba registram as tardes mais geladas de 2025, aponta Ciiagro
Claudia Assencio/g1
🥶Menor temperatura do ano
Na manhã do dia 25 de junho, Piracicaba (SP) registrou a menor temperatura mínima dos últimos 20 anos de medições do Posto Meteorológico Jesus Marden do Santos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Esalq.
Os termômetros marcaram 0,7ºC na Estação Convencional do campus da Universidade de São Paulo (USP) na cidade. Por volta das 6h30 da mesma data, a cidade fazia 1ºC no centro de monitoramento da instituição.
Gramadão do setor de Máquinas Agrícolas da Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz’ em Piracicaba amanhece com geada.
Áureo Santana/ Departamento de Biosistemas da Esalq/USP
❄️No topo do ranking das temperaturas mínimas mais baixas, o segundo registro fica para junho de 2011, quando a cidade marcou 0,8ºC na Posto da Esalq. Marca que também chegou a ser atingida nesta quarta-feira (25), em outra estação de medição da cidade.
Essa foi a menor temperatura mínima de 2025 na cidade, segundo o Departamento de Biossistemas da universidade.
Serviço de acolhimento de Piracicaba aumentou 16% nos atendimentos por conta do frio
Cresce procura por abrigo
A Casa de Passagem, que atende pessoas em situação de rua em Piracicaba (SP), está com quase 100% de ocupação nesta primeira semana de julho. O principal motivo da alta de 16% procura pelo abrigo é o frio intenso na cidade, segundo informou a coordenação da instituição.
O local tem capacidade para atender 95 pessoas. No dia 3 de julho, a Casa de passagem abrigava 93 usuários. Nos dias anteriores, o número ficava entre 78 a 85 atendidos.
Previsão do tempo
Piracicaba
Terça-feira (8)
Mínima de 10ºC
Máxima de 20ºC
Quarta-feira (9)
Mínima de 7ºC
Máxima de 23ºC
Quinta-feira (10)
Mínima de 8ºC
Máxima de 20ºC
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.