São Pedro registra morte de morador de 28 anos por malária


Trata-se de Bruno Vidal que morreu em 2 de junho deste ano. Mosquito transmissor da malária
Getty Images/Via BBC
São Pedro (SP) registrou a morte de um morador por malária. Trata-se de Bruno Vidal, de 28 anos, que morreu em 2 de junho deste ano. A causa da morte foi confirmada por laudo do Instituto Adolfo Lutz nesta segunda-feira (7).
O g1 apurou que a vítima contraiu a doença durante uma viagem, mas não há confirmação do estado ou país.
Casos em São Pedro
Procurada pelo g1, a Prefeitura de São Pedro afirmou que esta não é a primeira morte por malária registrada na cidade, mas, até a última atualização desta reportagem, não informou quantos casos curados e fatais da doença já ocorreram.
A administração afirmou que o vírus não está em circulação no município e que os casos registrados na cidade foram de pessoas que contraíram em outra localidade.
Malária
A malária é uma doença que tem cura. No Brasil, a maioria dos casos de malária é da região amazônica.
Ela é transmitida pela fêmea do mosquito Anopheles infectada por uma ou mais espécies de protozoário do gênero Plasmodium, segundo o Ministério da Saúde (MS). O mosquito transmissor é conhecido como muriçoca ou mosquito-prego.
Os sintomas da malária incluem febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça. Algumas pessoas também podem apresentar náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.
O tratamento é feito com medicamentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de forma gratuita.
“O tratamento é eficaz, simples e gratuito. Entretanto, a doença pode evoluir para suas formas graves se não for diagnosticada e tratada de forma oportuna e adequada”, informa o Ministério da Saúde.
Especialista explica cuidados com malária
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Piracicaba.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.