
Com o tema “Salgueiro como ponto logístico e estratégico da Transnordestina”, a ideia é debater sobre os impactos econômicos e logísticos do ramal ferroviário Salgueiro–Suape. Conexões Transnordestina – A Ferrovia que Move Pernambuco
Divulgação/TLSA
Estão abertas as inscrições para o Seminário do projeto Conexões Transnordestina – A Ferrovia que Move Pernambuco. O evento vai ser realizado no dia 24 de julho, das 9h às 13h, no espaço Fest, em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. Com o tema “Salgueiro como ponto logístico e estratégico da Transnordestina”, a ideia é debater sobre os impactos econômicos e logísticos do ramal ferroviário Salgueiro–Suape.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Sympla.
O projeto prevê a realização de sete encontros em cidades-chave ao longo da ferrovia, começando por Salgueiro e incluindo Petrolina, Araripina, Belo Jardim, Caruaru, São Bento do Una e Recife. Cada seminário abordará oportunidades específicas para os arranjos produtivos locais, promovendo articulação entre empresários, gestores públicos, operadores logísticos e pesquisadores. A ideia é colher sugestões e opiniões do setor produtivo para encaminhá-las aos governos federal e de Pernambuco.
Com investimento estimado em R$ 3,5 bilhões e conclusão prevista até 2029, o novo ramal da Transnordestina que corta Pernambuco é executado pela Infra S.A. e já apresenta avanços nos projetos básicos, licenciamentos e estudos técnicos.
A proposta é transformar Pernambuco em um eixo logístico de escoamento da produção agroindustrial, mineral e energética, conectando o interior ao Porto de Suape, e ampliando a competitividade de setores como fruticultura, gesso, avicultura, mineração e combustíveis.
Governadora Raquel Lyra fala sobre Ferrovia Transnordestina
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE