
Caso aconteceu na Estrada do Cetrel, em Camaçari, cidade da Região Metropolitana de Salvador. Um dos jovens estudava para ser Testemunha de Jeová e o outro aguardava chegada do primeiro filho. Jovens são mortos a tiros durante ação policial em Salvador
Reprodução/Redes Sociais
Dois jovens foram mortos a tiros na Estrada do Cetrel, em Camaçari, cidade da Região Metropolitana de Salvador, na terça-feira (8). A Polícia Militar informou que o caso ocorreu após confronto entre homens armados e equipes da corporação. A família e moradores, no entanto, nega essa versão.
Segundo informações de familiares, Gilson Jardas de Jesus Santos, de 18 anos, e Luan Henrique, de 19, eram amigos de infância e não tinham envolvimento com a criminalidade.
Gilson era o irmão mais velho de três filhos e estudava para se batizar como Testemunha de Jeová. A namorada de Luan Henrique está grávida e ele seria pai pela primeira vez.
📲 Clique aqui e siga o perfil do g1 Bahia no Instagram
Conforme os familiares, os dois passavam na rua quando foram baleados pelos policiais. Em vídeos gravados por moradores, que viralizaram na internet, é possível ver os familiares revoltados com as mortes dos jovens.
Em uma gravação, o corpo de Gilson Jardas aparece no porta-malas da viatura da Polícia Militar. A mãe de um deles, desesperada, se aproxima e contesta a versão dos policiais: “Senhor, vocês mataram meu filho”.
Nas imagens, é possível ouvir que o agente responde: “Sim, mãe, Mas a gente vai dar socorro. Se demorar, é pior”. A mulher rebate: “Ele não estava armado. Cadê a arma?”.
Em outro momento, a mãe de Luan Henrique grita. Segundos depois, o jovem aparece carregado pelos policiais: “Luan! Luan! Meu Jeová! Vocês mataram meus filhos. Vocês disseram que trocaram tiros… Cadê a arma?”, questionou aos prantos.
“O pecado será perdoado, mas vocês vão responder diante de Deus”, completou a mulher. No vídeo, os vizinhos ainda hostilizam os policiais com gritos de “assassinos”.
O que diz a Polícia Militar
Em nota, a Polícia Militar informou que uma equipe da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar fazia rondas no loteamento Canto dos Pássaros, quando foi surpreendida por homens armados.
De acordo com a PM, após uma troca de tiros, Gilson e Luan foram encontrados baleados, com armas nas mãos. A corporação afirmou que os dois foram socorridos e levados para o Hospital Geral de Camaçari, mas não resistiram aos ferimentos.
De acordo com a Polícia Militar, com os jovens, foram apreendidas duas pistolas calibre .40 (ambas com numeração suprimida), uma espingarda calibre 12 (sem numeração) e uma pistola falsa.
A Polícia Civil informou que o caso foi registrado na 4ª Delegacia de Homicídios (DH/Camaçari) como mortes por intervenção de agente de segurança pública.
LEIA TAMBÉM:
Investigado por mais de 10 assassinatos na BA e PE é preso no RJ
Mototaxista é encontrado morto com mãos amarradas em Salvador
Apóstola baleada na cabeça tem quadro de saúde estável após cirurgia para retirada de projétil
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻