Mistério no céu: brilho chama atenção no interior de SP e astrônomo explica o fenômeno


Fenômeno luminoso foi registrado na madrugada desta quarta (9) na região de Campinas; especialista aponta que se trata de lixo espacial reentrando na atmosfera. Cometa? Meteoro? Brilho no céu da região de Campinas causa curiosidade
Cometa? Meteorito? Imagens de um brilho no céu da região de Campinas (SP) desperataram a curiosidade de moradores na madrugada desta quarta-feira (9). Mas segundo um astrônomo, o rastro observado trata-se apenas de lixo espacial – assista acima☝️.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Iago Fernandes de Sousa, do Museu Aberto de Astronomia (MAAS), conta que visualizações como essa tem ocorrido em várias cidades e podem se repetir.
Em geral, são quedas de satélites, e a explicação para isso tem relação com um pico de energia pelo qual passa o nosso Sol.
Ao liberar mais partículas e energia, o fenômeno causa um aquecimento e uma expansão da alta atmosfera, onde estão a maior parte dos equipamentos.
Sousa detalha que os satélites ficam em um local chamado órbita estacionária, onde não escapam nem caem no campo gravitacional terrestre. Mas durante fenômenos como esse pelo qual passa o Sol, equipamentos podem perder um pouco de altitude e cair na Terra.
“Todas as estrelas como nosso Sol têm ciclos, picos de energia. A cada 11 anos o nosso Sol produz um pouco mais de energia, algo que não é temerário nem perigoso para a gente. Inclusive, a gente não sente isso em termos de temperatura”, diz.
O que é meteoro?
O astrônomo explicou que meteoro é a palavra usada em Física para designar um fenômeno natural que acontece na atmosfera que pode ser visto ou ouvido.
“A gente tem tantos os meteoritos, tão conhecidos, como nuvens, ventos, chuva, arco-íris – todos são tipos de meteoros, são naturais”, diz.
Brilho que deixou rastro no céu da região de Campinas (SP) na madrugada desta quarta (9) provocou a curiosidade de moradores
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.