
Cãozinho ganhou apelido de ‘Tatu’ e faz parte de uma matilha de filhotes resgatada junto com a mãe. Voluntários trabalham por três dias para retirar filhotes de cachorro de buraco
Durante três dias, bombeiros e voluntários trabalharam no resgate de seis filhotes de cachorro que procuraram abrigo dentro de uma toca aberta por um tatu, em Curitiba.
✅ Siga o g1 PR no Instagram
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
O último filhote foi resgatado na tarde de quarta-feira (9) e a cena foi registrada em vídeo. Nas imagens, a voluntária Kamilla Carli aparece de ponta cabeça, dentro da toca e segurada pelas pernas. Depois de alguns minutos, ela consegue retirar o filhote com ajuda dos demais voluntários. Assista acima.
A ação envolveu ainda vários moradores do bairro Santa Felicidade, na capital paranaense, e também resgatou a mãe dos filhotes.
A mobilização começou no domingo (6) após a cadela – já conhecida dos moradores por sempre frequentar a região – aparecer com sinais de que havia dado à luz. Moradores encontraram a toca, mas não conseguiram retirar os filhotes, que estavam escondidos no fundo do buraco.
Segundo Kamila, a cadela estava arisca e levava uma corda amarrada ao pescoço. O último filhote a ser resgatado ganhou o apelido de “Tatu”, dado pelos voluntários.
“A gente tá muito feliz, porque são três dias que a gente estava tentando resgatar esse bichinho. Hoje foram 10 horas [de trabalho], então é muito gratificante. Quando eu tirei ele de lá, eu falei: ‘Valeu a pena’. A gente não ia sair daqui sem ele”, contou a advogada logo após o fim do resgate.
Na manhã de segunda-feira (7), os moradores e voluntários de ONGs da causa animal voltaram ao local com o responsável pelo terreno. O Corpo de Bombeiros também participou do resgate. Depois de algumas horas, conseguiram recolher quatro filhotes, que foram encaminhados a um hospital veterinário. O quinto cachorro escapou e se escondeu novamente na toca, dessa vez ficando ainda mais longe do alcance dos voluntários.
O resgate se estendeu por toda a terça-feira (8), mas sem sucesso. A mãe foi capturada por volta da meia-noite, com uso de uma armadilha e levada ao hospital para se reunir aos filhotes que já estavam em tratamento.
Nesta quarta, o trabalho recomeçou sem a presença dos bombeiros. Após diversas tentativas e horas de esforço, o último filhote foi finalmente alcançado e também encaminhado para atendimento veterinário. Segundo os voluntários, ele está em boas condições de saúde.
Os protetores ressaltam que os animais não caíram no buraco. A toca era o abrigo onde viviam desde o nascimento, o que os protegeu do frio e da chuva dos últimos dias. No entanto, havia riscos caso continuassem ali, já que as temperaturas seguem baixas e a mãe não conseguia entrar no buraco junto com os filhotes.
Agora, em segurança, os cinco filhotes e a mãe estão sob observação no hospital veterinário. A expectativa é que, após a recuperação, eles possam ser encaminhados para adoção responsável.
Cachorrinho ganhou dos voluntários o apelido de “Tatu” e foi resgatado nesta quarta (9)
Leonardo Morrone
LEIA TAMBÉM:
Investigação: PM que matou jovem negro em SP foi reprovado em teste psicológico da Polícia Científica do Paraná dois anos antes
Crime: Mulher fica sem luz, aciona Copel e é estuprada por eletricista terceirizado dentro de casa
VÍDEO: robô humanoide é visto ‘passeando’ por parque de Maringá
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.