
Investigação apura prejuízo de mais de R$ 50 mil a casal de idosos; suspeitos têm ligação com facção criminosa, segundo a polícia. Operação Oliveira
PCPA
A Polícia Civil do Pará em conjunto com as polícias do Mato Grosso e Rio de Janeiro deflagraram, nesta terça-feira (9), a Operação Oliveira para cumprir mandados de busca e apreensão contra um grupo suspeito de aplicar golpes pela internet usando a fraude do “falso parente”.
Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva. Segundo a polícia, as investigações começaram após um casal de idosos ser vítima do golpe, com um prejuízo de mais de R$ 50 mil.
Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
A partir da apuração, a polícia identificou uma associação criminosa especializada em fraudes eletrônicas e ocultação de patrimônio, utilizando contas bancárias de terceiros obtidas com dados pessoais.
Ainda de acordo com a polícia, há indícios de que integrantes do grupo têm vínculos com uma facção criminosa de atuação nacional, que se utiliza de pessoas cooptadas para movimentar o dinheiro obtido ilegalmente.
As diligências ocorreram nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger, no Mato Grosso, além de Niterói, no Rio de Janeiro. Ao todo, mais de 50 agentes participaram da ação.
Durante a operação, foram apreendidos diversos aparelhos eletrônicos que devem ajudar na identificação dos suspeitos e na análise do patrimônio do grupo. A Justiça também determinou o bloqueio de contas bancárias dos investigados, para tentar reparar os prejuízos causados às vítimas.
Vídeos com as principais notícias do Pará