
Medida beneficia mais de 212 mil crianças e jovens matriculados nas escolas da capital. Circulação de ônibus no Terminal 1, em Manaus, durante primeiro dia de paralisação parcial.
Patrick Marques/g1 AM
A Prefeitura de Manaus sancionou, nesta quinta-feira (10), o Projeto de Lei que torna permanente a gratuidade no transporte coletivo urbano para estudantes da rede municipal de ensino. A medida beneficia mais de 212 mil crianças e jovens matriculados nas escolas da capital.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Com a nova legislação, cada aluno terá direito a 44 passagens por mês, não cumulativas, calculadas conforme o número de dias letivos. Para ter acesso ao benefício, é necessário comprovar matrícula ativa, frequência mínima e morar a mais de 1 km da escola.
Caso o estudante utilize toda a cota antes do fim do mês, poderá adquirir até 16 passagens adicionais com pagamento de meia-tarifa.
De acordo com a prefeitura, o objetivo da medida é garantir o acesso às aulas e combater a evasão escolar. A estimativa é que o passe livre represente uma economia de R$ 220 por mês para cada aluno, o que deve aliviar o orçamento de milhares de famílias manauaras.