Buracos e desníveis em tampas de água e esgoto colocam motoristas em risco em Piracicaba


Desníveis variam de 4 cm a 8 cm nas tampas de tubulações e foram registrados em várias vias centrais. Especialista disse que solução é simples. Recapeamento de asfalto em Piracicaba gera críticas dos moradores
As obras de recapeamento asfáltico realizadas em Piracicaba (SP), desde o ano passado, têm provocado desníveis em tampas da rede de água e esgoto e causado prejuízos e riscos de acidentes, especialmente para quem trafega de moto.
Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
A produção da EPTV, afiliada da TV Globo, constatou desníveis que variam de 4 cm a 8 cm nas tampas dessas redes. Os buracos foram encontrados em vias como as avenidas Armando Salles e Luciano Guidotti, além das ruas Riachuelo, Morais Barros, Silva Jardim, 13 de Maio e Bom Jesus. Todas localizadas na região central de Piracicaba.
O motoboy Caique Mazieiro informou que teve prejuízo financeiro por causa dos desníveis. Ele contou que trafegava dentro do limite de velocidade permitido, mas não conseguiu desviar de um buraco e teve a roda dianteira da moto entortada.
“Ainda bem que eu estava devagar. Se estivesse mais rápido, teria caído. Gastei cerca de R$ 200 para comprar outra roda”, relata o motoboy.
Outras pessoas ouvidas pela reportagem também relataram o perigo nas vias com recapeamento irregular (veja no vídeo acima).
Desnível do asfalto em tampa da rede de água e esgoto em Piracicaba (SP)
Edijan Del Santo/EPTV
Solução
A engenheira civil Maria José Zagatto informou à EPTV que existe uma solução simples para corrigir os desníveis provocados após o recapeamento.
“Ao redor do buraco existe uma espécie de ‘colarinho’. Esse colarinho pode ser elevado com uma forma. É simples: eleva-se esse colarinho e, automaticamente, a tampa alcança o nível do pavimento finalizado”, explica a engenheira civil Maria José Zagatto.
Ela alertou que esses buracos podem causar acidentes, especialmente porque os motoristas e motociclistas muitas vezes são surpreendidos em vias que aparentam estar bem conservadas.
Desnível do asfalto em tampa da rede de água e esgoto em Piracicaba (SP)
Edijan Del Santo/EPTV
O que diz a prefeitura
A Prefeitura de Piracicaba informou, por meio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, que tem intensificado o acompanhamento e a fiscalização das obras de recapeamento e que a empresa responsável pelas obras é notificada e tem um prazo de 15 dias para fazer os reparos quando identificadas irregularidades.
Segundo a secretaria, várias ruas já foram regularizadas, como as avenidas Alberto Coral e Jules Rimet, além das ruas Ignácio da Cunha Caldeira e Angelino Stella.
Outras estão em fase de correção, como a rua Dona Eugênia, informou a pasta.
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Piracicaba.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.