PF realiza segunda fase de operação contra lavagem de dinheiro do contrabando de cigarros no Sertão da PB


Mandados foram cumpridos em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. Justiça Federal determinou sequestro de bens e suspensão de empresas ligadas ao esquema. Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreesão contra organização criminosa, em Cajazeiras
Reprodução/Polícia Federal
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (10), a segunda fase de uma operação que tem o objetivo de investigar e combater o crime de lavagem de dinheiro, praticado por uma organização criminosa envolvida com contrabando de cigarros. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba.
De acordo com as investigações, os criminosos utilizaram um esquema de lavagem de dinheiro para ocultar a real propriedade de dezenas de imóveis urbanos e rurais situados no município de Cajazeiras. Como parte do esquema, uma imobiliária fictícia teria sido constituída.
Nesta nova fase, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal. Também foi determinado o sequestro de 20 bens imóveis, de veículos e de valores mantidos em contas bancárias pelos investigados. Três empresas destinadas à lavagem de dinheiro também tiveram a atividade econômica suspensa.
A primeira fase da operação aconteceu em setembro de 2024. Na época, 12 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, também na cidade de Cajazeiras. Houve, ainda, o sequestro de 27 bens imóveis, de veículos e de valores mantidos em contas bancárias pelos investigados.
Além disso, foi determinada a suspensão das atividades econômicas de uma empresa que seria usada para lavar os recursos oriundos do contrabando de cigarros.
A operação policial foi batizada de “Dirty Property”, que, na tradução para o português, significa “Propriedade Suja”. O nome seria uma alusão ao objeto da investigação, que é a lavagem de capital.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.