
Ação faz parte do combate à dengue no município, que já soma mais de 16 mil casos da doença e lidera o ranking de mortes na região. Veículos podem ser foco de proliferação do mosquito e também atrapalham a mobilidade. Marília intensifica retirada de veículos abandonados para combater focos da dengue
A Prefeitura de Marília (SP) iniciou uma nova fase da operação de retirada de veículos abandonados em vias públicas. Ao todo, quase 50 novos pontos foram mapeados nesta etapa. Na primeira fase da ação, donos de outros 50 automóveis foram notificados.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Além de prejudicar a mobilidade urbana e a segurança viária, os veículos abandonados são apontados pela administração municipal como potenciais focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Segundo a prefeitura, veículos em estado de abandono são identificados por critérios como pneus murchos, placa danificada ou ausente, condições precárias na lataria e interior e estacionamento prolongado no mesmo local.
Após a notificação, os proprietários têm cinco dias para remover os automóveis. Caso isso não ocorra, o veículo é recolhido para o pátio do município.
Alerta de saúde pública
A ação ocorre em meio a um surto de dengue na cidade. Marília lidera os índices da doença na região centro-oeste paulista, com 16 mil casos confirmados e mais de 30 mortes registradas.
Outros municípios também registram números preocupantes:
Bauru: quase 15 mil casos e 12 mortes
Ourinhos: mais de 6,3 mil casos e 12 mortes
Cândido Mota: 10 mortes
Assis: 9 mortes
Ibitinga: mais de 4,6 mil casos
O total regional já ultrapassa 94 mil casos e 150 mortes em 2025.
A Prefeitura de Marília intensificou ações de retirada de veículos abandonados das ruas, para combater focos da dengue
Robson do Carmo/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região