Começa valer o IPI zero para carros compactos mais eficientes e menos poluentes


O governo federal estima que a medida vai atingir 60% dos carros vendidos no país. Começa a valer o IPI zero pra carros compactos que poluam menos
Começou a valer nesta sexta-feira (11) o IPI zero para carros compactos que poluam menos.
O telefone de uma concessionária em Belo Horizonte não parou nesta sexta-feira (11). Possíveis clientes perguntando sobre a redução do IPI.
“Querem saber como está, quanto que reduziu, o valor dos carros que saíram, que são populares. Eles querem saber como que está essa mudança”, conta Heitor Policarpo da Costa, assistente de relacionamento.
Nesta sexta-feira (11), entrou em vigor o decreto do governo que zera o Imposto sobre Produtos Industrializados para carros considerados sustentáveis. Antes, o IPI variava de 3,27% a 5,27%. Agora, para ter direito ao IPI zero, o carro precisa:
ser compacto;
emitir menos de 83g de CO₂/km;
ter mais de 80% de materiais recicláveis;
e ser fabricado no Brasil.
Começa valer o IPI zero para caros compactos mais eficientes e menos poluentes
Jornal Nacional/ Reprodução
Murilo Briganti, que é consultor no setor automotivo, calcula que a redução média no preço final deve ficar em torno de R$ 10 mil. O governo federal estima que a medida vai atingir 60% dos carros vendidos no país.
“Você tem um veículo de menor potência, menor conteúdo tecnológico agregado, mas que atende esses critérios. Então, são os carros mais baratos, onde as montadoras têm o maior volume”, diz o consultor automotivo Murilo Briganti.
O gerente da concessionária explica que o decreto impacta nas vendas dos carros populares.
“A gente estava no patamar de carro de entrada muito alto. Com esse incentivo, a gente consegue reduzir bem. A gente acredita que a gente chegue aí com um crescimento até de 20% ou 30% no final do ano”, diz Leonardo Augusto Ferreira, gerente de vendas.
Em uma outra concessionária, a busca por informações também aumentou. De olho nas vendas, a empresa já encomendou mais veículos à montadora.
“A gente viu ontem de manhã e no final da tarde os carros já começando a sumir. Todas as concessionárias comprando para colocar no estoque e ter para o cliente. A gente também fez a mesma coisa”, conta Johnny Flávio Silva, diretor de vendas.
O decreto publicado nesta sexta-feira (11) também criou um novo sistema para o cálculo do imposto sobre carros que não se enquadram no IPI zero. A mudança, que entra em vigor em 90 dias, poderá reduzir – ou até aumentar – o imposto, dependendo de alguns critérios:
eficiência energética;
tecnologia de propulsão;
potência;
nível de segurança;
índice de reciclabilidade.
A alíquota base dos carros de passageiros vai ser de 6,3%, e dos comerciais leves, 3,9%. Assim, o valor do IPI vai ser formado por essa alíquota combinada aos critérios de eficiência.
“Anteriormente, a gente tinha uma série de critérios para veículos híbridos e elétricos, e o da combustão estava separado. Então, hoje, a gente unifica todos em uma mesma cesta, e aí você tem os mesmos parâmetros a serem computados de uma forma mais fácil”, afirma Murilo Briganti.
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