
Vídeo usado em posts falsos é de empresa que só tem filiais no Vietnã. Secretaria de Segurança de São Paulo (SSP) negou ter registrado qualquer ocorrência com as informações mencionadas no conteúdo enganoso. É #FAKE que vídeo mostre ‘fazenda de celulares’ encontrada pela polícia no interior de SP
Reprodução
Circulam nas redes sociais posts com um vídeo que mostra diversas fileiras de celulares conectados a cabos USB. As legendas das publicações alegam que o registro seria uma “fazenda de celulares” encontrada pela polícia no interior de São Paulo. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑Como são as publicações?
Publicadas ao menos desde 25 de junho deste ano, elas levam a seguinte legenda sobreposta às imagens: “Policia descobre ‘FAZENDA DE CELULARES’ no interior de SP. Aparelhos eram utilizados para gerar falso engajamento em redes sociais”.
Há versões que alegam que o deputado estadual Nikolas Ferreira (PL) teria sido identificado como o proprietário do local. Os posts estão disponíveis no Facebook, Instagram, X, TikTok e Threads, com mais de 1 milhão de visualizações.
O termo “fazenda de celulares” se refere a fábricas de cliques (click farms), locais ou ambientes virtuais em que celulares são usados para criar falsas interações nas redes sociais, como bots que curtem, comentam e clicam em posts de forma automática.
⚠️ Por que isso é mentiroso?
Contatada por e-mail pelo Fato ou Fake, a Secretaria de Segurança de São Paulo (SSP) negou ter registrado qualquer ocorrência com as informações apresentadas nos posts enganosos. Além disso, o registro mais antigo do vídeo foi compartilhado pela primeira vez no perfil do TikTok de uma empresa vietnamita, em 13 de maio de 2025, que costuma publicar conteúdos similares.
A legenda do post dizia: “Alugue o controle remoto da Boxphonefarm em qualquer lugar #boxphonefarm #boxphone #fazendadecelular #phonebox #phonefarming”. Em seu site oficial, a empresa diz estar localizada em apenas dois endereços, ambos na Cidade de Ho Chi Minh, no Vietnã. Não há, portanto, nenhuma filial no território brasileiro.
A página também informa que os serviços oferecidos permitem trabalhar e jogar com múltiplas contas e aparelhos. “Comece com o BestMoon para melhorar a eficiência dos testes, reduzir bugs e custos de hardware, entregando aplicativos de alta qualidade em um ritmo mais rápido”, diz o site.
Para encontrar o registro verdadeiro, o Fato ou Fake fragmentou o vídeo em frames (imagens estáticas) com a ferramenta Invid. Depois, usou uma dessas “fotos” para realizar uma busca reversa no Google Lens, que consegue apontar correspondências mais antigas de um conteúdo na internet. O resultado mais antigo encontrado foi o post da empresa do Vietnã.
É #FAKE que vídeo mostre ‘fazenda de celulares’ encontrada pela polícia no interior de SP
Reprodução
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)