Morte no Cânion Fortaleza: Polícia Civil vai pedir esclarecimentos sobre segurança no local


Inquérito foi instaurado para apurar circunstâncias da morte de criança de 11 anos. Vítima foi identificada como Bianca Zanella. Menina estava acompanhada dos pais. Encontrado corpo da menina que caiu em cânion no RS
A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias da morte da criança de 11 anos que caiu de um mirante do Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, na Serra do RS. De acordo com a delegada Fernanda Aranha, a perícia será acionada para esclarecimentos sobre as regras de segurança aplicadas ao local.
Criança que caiu do Cânion Fortaleza é encontrada morta
Cânion Fortaleza ficará fechado nesta sexta-feira
Como foi o resgate do corpo da menina
Saiba como é local onde criança caiu no RS
Governador do RS lamenta morte: ‘dor imensa’
A vítima foi identificada como Bianca Zanella. A menina foi encontrada sem vida pelas forças de segurança que trabalhavam no resgate cerca de 10h depois da queda. No ponto onde houve o acidente, não haveria cerca de proteção.
A concessionária Urbia Cânions Verdes, responsável pelos serviços de apoio à visitação nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, informou que “segue cooperando com as investigações sobre o caso”. O ponto turístico está fechado para visitação nesta sexta-feira (11).
O secretário de Turismo de Cambará do Sul, Andrews Mohr, afirma que é a primeira vez que acontece um acidente no cânion envolvendo visitante.
“Nesses 26 anos atuando aqui, nunca aconteceu um acidente com esse perfil. Nunca a gente teve registro de pessoas visitando o cânion e caindo. A gente teve vários acidentes, que ocorreram ao longo dos anos, de pessoas que eram esportistas, montanhistas, excursionistas, aventureiros, que tentavam descer o cânion”, relata.
A queda
Bianca estava acompanhada dos pais e outras duas crianças no alto do mirante, segundo a Polícia Civil. A família é de turistas de Curitiba (PR).
A mãe teria saído à frente, com as duas outras crianças. O pai ficou para trás, com Bianca. Conforme as autoridades, ela teria saído correndo, e o pai tentou alcançá-la, mas não conseguiu.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o governador do estado, Eduardo Leite (PSD), prestou solidariedade à família da vítima e agradeceu às forças militares que atuaram no resgate.
“Eu quero deixar um abraço, solidariedade, todo o meu carinho para a família que certamente nesse momento sente uma dor imensa, uma perda irreparável. E quero destacar e agradecer toda a dedicação das nossas forças de segurança do Rio Grande do Sul”, disse.
O governo do Paraná informou que vai enviar uma aeronave para levar o corpo da criança a Curitiba.
Bombeiros atuam em resgate de menina que caiu no Cânion Fortaleza
Divulgação/ CRBM
Como é o local
O cânion Fortaleza fica no Parque Nacional da Serra Geral a 23 quilômetros do centro da cidade e é uma das atrações turísticas naturais da região. Ele recebe visitantes que buscam caminhadas, paisagens e contato com os ecossistemas da região.
Com 7,5 quilômetros de extensão, 2 mil metros de largura e altitude de 1.157 metros acima do nível do mar, o Cânion Fortaleza é formado por paredes que lembram muralhas, segundo a prefeitura.
O local é o mais conhecido e visitado do parque, com acesso por meio da rodovia CS-012, no km 22.
A área conta com trilhas autoguiadas. Entre elas:
Trilha do Mirante, ponto de onde se pode visualizar toda a extensão do cânion, o litoral, a cidade de Torres e a planície catarinense;
Quebra-Cangalha, que dá continuidade ao trajeto do mirante;
Trilha da Cachoeira do Tigre Preto, com aproximadamente 250 metros de queda d’água;
Borda Sul, permite a observação de todas as paredes e fendas do cânion, além da formação vegetal da mata nebular e dos campos de cima da serra. A trilha leva os visitantes até o ponto do mirante, de onde se observa a totalidade do cânion, incluindo suas paredes mais profundas, com cerca de 900 metros de altura.
Nota da concessionária
NOTA DE PESAR
A concessionária Urbia Cânions Verdes, responsável pelos serviços de apoio à visitação nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, lamenta profundamente a tragédia ocorrida no Cânion Fortaleza e se solidariza com a família da criança, vítima da queda.
A empresa concentrou todos seus esforços no apoio às autoridades durante o resgate, que se iniciou imediatamente após a equipe da concessionária ter sido informada do acidente. A companhia segue cooperando com as investigações sobre o caso.
Em sinal de luto e respeito, a Urbia manterá fechado o Cânion Fortaleza no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul (RS), nesta sexta-feira (11).
Cânion Fortaleza: saiba como é local onde criança caiu no RS
g1
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.