Ex-goleiro do São Bento que defendeu pênalti do Pelé morre no interior de SP

Sebastião Luiz Lourenço morreu na madrugada deste sábado (12), em Jundiaí (SP), aos 84 anos. Segundo familiares, ele tinha câncer de próstata e, recentemente, teve pneumonia, o que agravou o cenário. O ex-goleiro do São Bento Sebastião Luiz Lourenço, conhecido por ter defendido um pênalti do Pelé, morreu na madrugada deste sábado (12), em Jundiaí (SP). Sebastião tinha 84 anos e estava internado no Hospital São Vicente de Paulo havia alguns dias.
Segundo familiares, ele tinha câncer de próstata, que já havia evoluído para o corpo todo. Além disso, teve uma pneumonia, o que agravou o cenário. Nos últimos meses, estava sempre indo e voltando para o hospital por causa da doença.
Sebastião morava na Vila Santana, onde viveu a vida toda. Uma filha dele mora atualmente em Fortaleza. Outra filha mora em Jundiaí e tem um filho em Itatiba (SP). Ele deixa cinco netos e cinco bisnetos.
O velório será realizado a partir das 13h30, no Memorial Parque da Paz, em Jundiaí. O enterro será no mesmo local, às 16h30.
Defesa histórica
O pênalti de Pelé defendido por Sebastião aconteceu em um São Bento e Santos, jogo que o Peixe venceu por 1 a 0, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Paulista. O ex-goleiro mantinha a bola do jogo guardada em casa.
“Eu tive essa felicidade de defender um pênalti batido pelo Pelé”, relembrou o aposentado, em entrevista ao ge em 2022.
Após a morte de Pelé, o São Bento, time de Sorocaba, publicou uma homenagem nas redes sociais, relembrando o episódio:
Initial plugin text
A histórica defesa de Lourenço aconteceu no dia 12 de maio de 1971, ano seguinte ao Tri da Seleção e dois anos depois de o “Rei” marcar o milésimo gol.
O ex-goleiro compartilhou como era difícil a tarefa de entrar em campo para jogar contra o Peixe. A missão era pontuar na partida e ainda tentar impedir os gols brilhantes de Pelé.
“Pelé para mim foi o maior jogador que eu joguei contra, maior atacante. Você não podia descuidar um segundo dele. Quando você tirava dele as oportunidades de fazer gol, ele inventava gol. Ele era diferente dos outros atacantes”, disse.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.