
Balanço foi divulgado pela prefeitura nesta semana. Modalidade Microempreendedor individual (MEI) liderou alta. Vista aérea de São José dos Campos
Divulgação/Prefeitura de São José dos Campos
São José dos Campos registrou aumento de 11,6% no número de empresas abertas no 1º semestre de 2025, quando comparado ao mesmo semestre do ano passado.
Nos primeiros seis meses de 2024, foram criadas 11.211 empresas, contra 12.512 em 2025. Os dados são da Sala do Empreendedor e foram divulgados pela Prefeitura de São José nesta semana. Segundo o órgão, o balanço inclue abertura de MEIs e outros regimes jurídicos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O crescimento em 2025 foi puxado pelos MEIs, que somaram 10.068 registros no primeiro semestre. Em 2024, o número foi de 8.704, o que representou um crescimento de 15,67%.
Segundo a prefeitura, a cidade mantém um histórico positivo nos últimos três anos. Em 2023, o número de empresas abertas entre janeiro e junho foi de 6.757 — ou seja, o volume quase dobrou em dois anos, foi um salto de 85% entre 2023 e 2025.
Na avaliação da prefeitura, a alta em 2025 e o histórico de crescimento “mostram um cenário de confiança e dinamismo no mercado local” e “reforça o papel de São José dos Campos como um dos principais polos empreendedores do país”.
Para os interessados em abrir um MEI ou outro tipo de empresa, a prefeitura oferece atendimento na Sala do Empreendedor, que funciona no 4º andar do Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 16h30, mediante distribuição de senhas.
Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (12) 3947-8478 ou e-mail [email protected]
Imagem de arquivo – São José dos Campos
Divulgação/PMSJC
Melhores cidades do mundo para se investir
Em junho, o g1 mostrou que São José dos Campos foi eleita uma das melhores cidades do mundo para se investir, segundo o ranking Global Cities Index 2025 da Oxford Economics.
O levantamento lista as mil cidades nos cinco continentes que possuem mais potencial para receber novos negócios e gerar retorno para quem investe. São José foi a única cidade do Vale do Paraíba e região selecionada pelo estudo.
Em 2024, São José foi elencada na colocação 611º. Já neste ano, a cidade caiu de posição e foi listada em 745º. Apesar da queda, o município aparece com melhor colocação do que algumas capitais do país, como Belém, Recife, João Pessoa, Salvador, Cuiabá, Maceió e Teresina, por exemplo.
Região tem saldo positivo de vagas, mas construção recua
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina