VÍDEO: animais surpreendem ao ‘espionar’ câmeras camufladas no Pantanal de MS


Queixadas, anta e onça-pintada foram flagrados interagindo com câmeras camufladas na Serra do Amolar. Animais ‘espionam’ câmeras camufladas no Pantanal
Animais da reserva Serra do Amolar, no Pantanal sul-mato-grossense, foram flagrados se aproximando das câmeras instaladas pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP), mostrando curiosidade pelas armadilhas fotográficas. Veja o vídeo acima.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Nas imagens, é possível ver que um grupo de queixadas e uma anta se aproximam e cheiram a câmera. Uma onça-pintada também passa pelo local.
As imagens surpreenderam os pesquisadores do instituto, que fizeram uma publicação em uma rede social.
Instalamos a câmera para monitorar a fauna… mas quem está sendo monitorado aqui somos nós! É quase como se dissesse: ‘registrou direitinho aí, IHP?’ Aqui no Pantanal, cada encontro como esse é um privilégio!”
Segundo o IHP, as câmeras são fixadas em árvores ou tocos e camufladas com cores da vegetação para não chamar atenção dos animais. Desta vez, porém, os equipamentos atraíram a curiosidade.
Os pesquisadores realizam estudos de campo para definir os locais de instalação das câmeras, considerando rastros, pontos de água e relatos de moradores. O mapeamento ajuda a localizar os melhores pontos, que às vezes precisam ser ajustados até garantir os registros.
De acordo com o instituto, as câmeras geram milhares de arquivos, que são triados por uma inteligência artificial para identificar as imagens em que os animais aparecem.
“Depois disso, as fotos e vídeos são analisadas para desenvolver estudos, identificar indivíduos, avaliar a saúde do animal e averiguar também o equilíbrio no território onde houve o registro”.
Grupo de queixadas se aproximou e interagiu com a câmera.
Divulgação/IHP
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.