
Sede do MPF em Sergipe
Reprodução/ TV Sergipe/Arquivo
Após a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), anunciar a contratação de Wesley Safadão com verba de emenda parlamentar, a gestão municipal disse, nesta segunda-feira (14), que está adotando medidas judiciais contra o ex-deputado estadual de São Paulo, Arthur do Val, por ofender o público que aplaudiu a iniciativa. O deputado federal por Sergipe Ícaro de Valmir (PL) denunciou o caso ao MPF.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
Arthur do Val reagiu ao vídeo usando palavras como ‘burro’ e ‘chipanzil’ para se referir ao público sergipano por aplaudir o anúncio da prefeitura realizado no dia 28 de junho, durante o Forró Caju.
“Esse povo burro, do c. esse povo chinpazil, gente muito burra, filha da p. e retardada aplaude quando o deputado vai lá e fala, eu trouxe emenda parlamentar para trazer Wesley e já estou mantendo compromisso de trazer ele o ano que vem de novo”, disse em um trecho da publicação.
Segundo a prefeitura, o município vai ingressar com ação para reparação por danos morais coletivos para defender a dignidade e a imagem de toda a população de Aracaju, que foi atingida de forma direta pelas falas ofensivas.
“Tomarei as providências legais cabíveis repudiando essa fala criminosa. O que ele fez não foi crítica, ele cometeu crime de xenofobia”, disse Emília Corrêa.
A prefeitura disse ainda que as declarações configuram, em tese, crimes contra a honra, como injúria e difamação, além de possível discriminação, e que providências estão sendo tomadas para que ele responda criminalmente pelas ofensas.
Deputado federal por Sergipe denunciou ex-deputado Arthur do Val ao MPF
Além da gestora municipal, o deputado federal por Sergipe Ícaro de Valmir (PL) se posicionou sobre o assunto e afirmou que as declarações foram profundamente ofensivas, discriminatórias e preconceituosas contra o povo do estado de Sergipe.
“Ele tem todo direito de questionar o uso de emendas parlamentares, mas não tem direito de xingar o povo de Sergipe”, disse o deputado.
Ele afirmou que protocolou uma denúncia contra Arthur do Val no Ministério Público Federal de Sergipe para que se promova uma investigação criminal sobre o caso.
O g1 não localizou o ex-deputado Arthur do Val para falar sobre o assunto.