
Músico baiano é aprovado para mestrado nos Estados Unidos
O músico baiano Harnefer Oliveira foi aprovado no mestrado em performance musical da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos. Natural de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, o trombonista aprendeu a tocar o instrumento na igreja.
“Quando penso que vou fazer isso em outro país, também penso que vou voltar e contribuir com a sociedade através da arte, que eu sinto que tem um grau de importância enorme”, afirmou.
Músico aprovado em mestrado nos Estados Unidos aprendeu a tocar instrumento na igreja
Redes sociais
Harnefer deu os primeiros passos na música ainda na infância, através de aulas de violão. Com 12 anos, aprendeu a tocar trombone na igreja em que frequentava na cidade de Eunápolis e se apaixonou pelo instrumento musical.
Em 2020, o baiano se mudou para Salvador, onde ingressou no curso de Música da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e no Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba). Prestes a se formar no curso de Música, ele conseguiu a vaga para o mestrado nos Estados Unidos.
A inscrição foi feita em 2024 e contou com diversas etapas: teste de proficiência em inglês, performance com o instrumento e entrevista. Além de conseguir a vaga no curso, o baiano ainda será professor auxiliar de trombone na universidade.
Apesar das conquistas, Harnefer vai precisar de suporte financeiro para se manter no país durante os primeiros meses do mestrado e por isso abriu uma vaquinha nas redes sociais. O objetivo é conseguir dinheiro para pagar despesas como as passagens de avião e o aluguel.
“Esse pedido que estou fazendo é para os momentos iniciais. Vou ter que arcar com a aprovação do visto, passagens, calção de aluguel”, contou.
Músico abriu vaquinha online para conseguir fazer mestrado nos Estados Unidos
Redes sociais
LEIA TAMBÉM:
Foto de lua cheia e nuvens feita na Bahia é escolhida como imagem do dia pela Nasa
Primeira da família a concluir ensino médio, estudante baiana representa Brasil em festival de inovação e criatividade nos EUA
Estudantes baianos desenvolvem couro ecológico com planta típica de climas quentes e secos
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻