Agressões e alojamentos precários: trabalhadores são resgatados em situação análoga à escravidão em SC


Alojamento onde trabalhadores rurais foram encontrados estava em situação precária
Polícia Militar/Divulgação
Trabalhadores rurais chamaram a polícia e relataram terem sido ameaçados e agredidos em Imbuia, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Ao chegar ao local, a PM encontrou uma situação análoga à escravidão.
Um dos trabalhadores precisou ser levado à Unidade Básica de Saúde para receber atendimento médico. Já o contratante, responsável pelo local, deve responder por ameaça, lesão corporal leve, dano e por submeter os trabalhadores a condições análogas à escravidão, conforme o relatório policial.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O caso ocorreu na terça-feira (15) na Estrada Geral Garrafão. Os trabalhadores relataram terem sido ameaçados e agredidos pelo contratante da mão de obra. A identidade dele não foi divulgada pela polícia.
Os empregados disseram que o agressor usou pedaços de madeira para ameaçar e forçá-los a trabalhar, mesmo sem receber o pagamento pela semana anterior.
De acordo com a PM, o alojamento era precário, não tinha mobília, faltavam lâmpadas, os colchões ficavam diretamente no chão e estavam sujos. Além disso, não havia chuveiro com água quente. Os pertences dos trabalhadores também teriam sido danificados durante as agressões.
Como denunciar
É possível denunciar de forma anônima um caso de trabalho análogo à escravidão através do sistema Ipê, do governo federal.
Edição de 16/07/2024 – Trabalho análogo à escravidão
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.