Gotas que salvam: Santa Casa de Maceió Pede Ajuda para Reabastecer Banco de Sangue


O Banco de Sangue da Santa Casa de Maceió enfrenta uma queda significativa nas doações neste mês de julho, reflexo do período de festas juninas, e reforça o apelo à população para colaborar com a reposição dos estoques. Atualmente, os hemocomponentes dos tipos B-, AB- e AB+ estão zerados, e todos os grupos sanguíneos negativos seguem com alta demanda e baixa oferta.
Santa Casa
Santa Casa de Maceió
Apesar de os tipos AB- e AB+ apresentarem menor procura, a escassez é preocupante, pois situações emergenciais exigem disponibilidade imediata. Já os grupos negativos em geral – com destaque para o O negativo, considerado doador universal – são especialmente críticos. Esse tipo sanguíneo, apesar de raro na população, é fundamental em atendimentos de urgência e só pode ser recebido por pessoas com o mesmo fator.
A maior parte da população possui sangue do tipo O positivo, o que se reflete também nos estoques. No dia 8 de julho, o banco dispunha de 86 bolsas de O+, enquanto os tipos negativos somavam apenas 18 unidades.
Santa Casa
Santa Casa de Maceió
“Essa diferença revela uma disparidade preocupante. Precisamos de todos os tipos, mas especialmente dos negativos, que têm menor representatividade e maior dificuldade de reposição”, alerta Vanessa Fireman, assistente social do Banco de Sangue.
No Banco de Sangue da instituição, as doações podem ser feitas na segunda, quarta e sexta-feira, das 7h às 16h e às terças e quintas, das 7h às 15h. O estacionamento é gratuito. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 2123-6240.
Santa Casa
Santa Casa de Maceió
Critérios básicos para doação:
Estar alimentado e em boas condições de saúde;
Ter idade entre 18 e 60 anos;
Portar documento oficial c/foto: (Identidade, Habilitação, Reservista com foto ou Carteira Profissional);
Pesar a partir de 55 kg;
Não ingerir bebida alcoólica no dia anterior;
Dormir pelo menos 6 horas durante a noite.
Artur Gomes Neto
Diretor Técnico Médico
CRM-AL 2503/RQE 1874
MINUTO SANTA CASA 11-07-2025
Adicionar aos favoritos o Link permanente.