
Hasteamento da bandeira em homenagem ao Dia de Minas Gerais, em 2024.
Gil Leonardi / Imprensa MG
Nesta quarta-feira (16), Belo Horizonte deixa, simbolicamente, de ser a capital de Minas Gerais. Quem assume este posto, por um dia, é a cidade histórica de Mariana, na Região Central do estado.
A mudança, que ocorre anualmente por meio de decreto do Governo de Minas, marca as celebrações do Dia do Estado de Minas Gerais, instituído oficialmente em 1979.
A data remonta à chegada, em 1696, da bandeira liderada pelo coronel Salvador Fernandes Furtado de Mendonça à região onde surgiu Mariana — considerada a primeira vila, cidade e capital do estado. Desde então, o 16 de julho passou a ser símbolo das origens mineiras e da formação do estado.
A transferência simbólica da capital está prevista por decreto publicado no Diário Oficial desta terça-feira. O documento estabelece que, nesta data, o município de Mariana recebe, por um dia, o título de capital mineira, em homenagem à trajetória do estado e de seu povo.
Além da mudança simbólica, o Dia de Minas será celebrado com um ato cívico em Belo Horizonte. A cerimônia acontece nesta tarde, no Palácio da Liberdade, com o hasteamento da bandeira dos Inconfidentes e ações culturais.
A lei que instituiu o Dia de Minas, em 1979, determina que o poder público promova, todos os anos, solenidades e eventos cívicos que ressaltem as tradições histórico-culturais do estado.
Bandeira do estado durante as celebrações do Dia de Minas em 2020.
Gil Leonardi / Imprensa MG
O vídeo abaixo relembra as celebrações do Dia de Minas em 2019:
Dia de Minas: capital de MG é transferida simbolicamente para Mariana