Homem apontado como chefe de facção no AC é preso após operação no RJ


Laudisley Fideles Mariano, vulgo ‘Arrascaeta’, foi preso no RJ após investigações da Polícia Civil do Acre
Arquivo/Polícia Civil
Um homem identificado como Laurisley Fideles Mariano, de 30 anos, foi preso na tarde da última quarta-feira (16) no Morro da Serrinha, zona norte do Rio de Janeiro. Apontado como um dos fundadores de uma facção criminosa no estado, ele é um dos criminosos mais procurados do Acre.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
A captura foi realizada pela Polícia Militar do Rio de Janeiro (PM-RJ) após troca de informações com a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) do Acre, que monitorava os passos do foragido.
Segundo a Polícia Civil acreana, Laurisley é apontado como um dos fundadores de uma facção criminosa no estado e tem envolvimento direto em vários homicídios e tentativas.
A partir do final de 2024, o órgão policial passou a monitorar pichações em bairros da capital acreana. Já em 2025, a DHPP intensificou as ações de inteligência que levaram à localização de Arrascaeta.
LEIA TAMBÉM:
Roubo, homicídios e participação em facções: penas dos foragidos de presídio no AC ultrapassam 400 anos
Todos os municípios do Acre têm presença de facções criminosas, diz estudo
Líder de facção criminosa no interior do Acre é preso após tentar matar homem
Homem atropela e mata suspeito em frente à delegacia no AC após ter carro baleado quando levava filho à escola
Durante a ação policial, o criminoso tentou escapar pela Avenida Brasil, no RJ, e chegou a apresentar um nome falso aos militares.
Ele foi encaminhado ao 21º Distrito Policial de Bonsucesso, onde teve a verdadeira identidade confirmada após contato com a polícia acreana. Contra ele já havia um mandado de prisão expedido pela Justiça do Acre.
Investigações
As investigações apontaram que Laurisley atuava em parceria com Geremias Lima de Souza, morto em dezembro do ano passado em frente à delegacia de Polícia Civil no conjunto habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco, após tentar executar um chefe de uma facção local rival, onde tentavam se infiltrar.
Geremias chegou a retornar a Rio Branco e Laurisley permaneceu escondido no RJ, atuando como elo entre os dois grupos criminosos.
Imagens de câmeras de segurança mostram homem fugindo após matar o comparsa
Arquivo/Polícia Civil do Acre
“A captura representa um marco importante na luta contra o crime organizado no Acre. Essa prisão é fruto de um trabalho de inteligência, integração entre forças de segurança e da persistência da nossa equipe da DHPP”, disse o delegado-geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel.
O órgão já iniciou os trâmites para o translado de Laurisley ao estado, onde deve responder por homicídios e envolvimento com facção organização criminosa.
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.