Nova frente fria chega ao Sul nesta quinta, e baixa umidade atinge diversas regiões; veja previsão


Rovena Rosa/Agência Brasil
Uma nova frente fria vai avançar pelo Sul do Brasil nesta quinta-feira (17) e mudar o tempo no Rio Grande do Sul, onde pancadas de chuva estão previstas entre a tarde de hoje e a manhã de sexta (18), especialmente nas regiões centro, sul e oeste.
O sistema deve ganhar força com a formação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e o extremo sul gaúcho.
🌀Os ciclones extratropicais são sistemas de baixa pressão atmosférica – regiões causadoras de tempo adverso em grande escala – que surgem normalmente em latitudes médias. Eles são formados pelo contraste de temperaturas de diferentes massas de ar (quente e fria).
Com a chegada dessa massa de ar polar, o frio também deve se espalhar rapidamente por toda a região. Porto Alegre (RS), por exemplo, vai registrar mínima de 9°C nesta quinta, mas os termômetros devem cair para 4°C na sexta e chegar a 5°C no sábado, com máximas que não vão passar dos 17°C até o fim de semana.
“Ainda não há previsão de chuva para região da grande Porto Alegre, mas pode haver nevoeiro no início da manhã”, destaca Stefanie Tozzo, meteorologista da Climatempo.
Há também chance de geada e até chuva congelada nos pontos mais altos da Serra Gaúcha.
No Paraná, Curitiba deve registrar mínima de apenas 3°C na sexta, com máxima de 18°C. Já Florianópolis (SC) terá mínima de 9°C na sexta e no sábado.
Em São Paulo (SP), o frio também chega no fim de semana: depois de uma quinta com máxima de 26°C, os termômetros devem despencar para 10°C no sábado, com máxima de apenas 20°C.
Mas enquanto o Sul deve sentir mais fortemente os efeitos da nova frente fria, grande parte do Brasil permanece sob uma forte massa de ar seco.
Cidades do Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste já registram umidade do ar abaixo dos 25% nesta semana, e o cenário deve se intensificar até o domingo (21).
⚠️ CUIDADOS NA HIDRATAÇÃO: Por causa dessa previsão, a orientação é redobrar os cuidados com a hidratação e evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia.
Segundo a Climatempo, a área mais crítica se concentra entre o leste de Goiás, oeste da Bahia, norte de Minas Gerais, Tocantins e sul do Piauí, onde os índices podem cair para menos de 20% (veja MAPA abaixo).
Áreas com alerta de baixa umidade.
Arte/g1
Cuiabá (MT) tem mínima prevista de 15°C nesta quinta, mas o calor segue: a máxima chega aos 30°C, e a umidade fica abaixo de 23%.
Em Brasília, os termômetros variam entre 11°C e 25°C até sábado, com ar muito seco e sem previsão de chuva. Já Campo Grande (MS) terá mínima de 11°C na sexta, em contraste com os 30°C desta quinta.
Em Minas Gerais, Belo Horizonte segue com tempo firme e seco, com mínimas entre 11°C e 13°C e máximas de até 28°C nos próximos dias. Goiânia (GO) também terá sol e ar seco, com mínimas de 12°C e máximas de 28°C até sábado.
No Norte, a situação varia: Manaus e Belém seguem quentes, com máximas de 33°C e mínimas acima dos 23°C. A umidade continua alta apenas no extremo norte da região, onde ainda pode chover forte. Já cidades como Palmas (TO) e Porto Velho (RO) enfrentam ar seco e máximas de até 34°C.
LEIA TAMBÉM:
Saiba o que esperar do inverno de 2025, que já começou
Neve, chuva congelada e geada: entenda diferença entre fenômenos que podem acontecer durante a onda de frio
Por que o inverno de 2025 deve ser mais frio que o de anos anteriores
Veja como ficam as temperaturas em TODAS as capitais brasileiras, segundo o Inmet:

Veja os destaques da previsão do tempo
LEIA TAMBÉM:
Seca é ‘catástrofe global em câmera lenta’, alerta relatório da ONU
União Europeia propõe nova meta climática e pela primeira vez inclui compra crédito de carbono de países em desenvolvimento
Governo quer usar R$ 150 mi do Fundo Amazônia para combater incêndios no Cerrado e Pantanal

Adicionar aos favoritos o Link permanente.