Relatório do Cenipa diz que avião de instrução realizou manobra em baixa altitude antes de cair e causar morte de duas pessoas em Rio Preto


Veja momento que avião de pequeno porte cai em bairro de Rio Preto
O relatório inicial do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgado nesta quinta-feira (17) apontou que o avião de instrução, que caiu em 11 de julho e provocou a morte de duas pessoas, em São José do Rio Preto (SP), realizou uma manobra em baixa altitude antes da queda.
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O relatório indicou que a operação em baixa altitude, ou seja, próxima ao solo, ocorreu segundos antes do avião perder o controle em voo e colidir contra o terreno. Veja a íntegra do relatório abaixo.
Na manhã de 1º de julho, a aeronave decolou do Aeroporto Estadual Professor Eribelto Manoel Reino de São José do Rio Preto, às 11h43. Às 11h50, os bombeiros foram acionados e enviaram seis viaturas para atender à ocorrência. Os destroços do avião foram encontrados em uma área rural na Estrada Municipal José Domingues Netto. Um vídeo registrou o exato momento da queda do avião. Assista no topo da reportagem.
O instrutor de voo Abner Oliveira, de 41 anos, e o aluno Felipe Coiado, de 23, estavam a bordo e não resistiram aos ferimentos. De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), as vítimas sofreram politraumatismo craniano. Não houve fogo ou vazamento de combustível.
O avião é um CAP-4 Paulistinha, prefixo PP-RDJ, fabricado em 1943, e que, segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), é de propriedade do Aeroclube de São José do Rio Preto e estava em situação normal para voo de instrução privada.
Abner Oliveira (à esquerda) e Felipe Coiado (à direita) morreram na queda do avião em Rio Preto
Arquivo pessoal
Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade
O Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA), que atesta a segurança do avião, venceria no mesmo dia em que ocorreu o acidente.
O documento é obrigatório e emitido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A partir de 2 de julho, o avião não poderia mais voar, até a emissão de um novo CVA. Na ocasião do acidente, a aeronave não estava em situação irregular.
À época, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou em nota que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) foram acionados para fazer a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PP-RDJ.
O corpo de Felipe foi sepultado na tarde de 2 de julho em Potirendaba (SP). No dia seguinte, o corpo de Abner foi enterrado em São José do Rio Preto.
Confira o relatório do Cenipa na íntegra:
‘”A aeronave decolou do Aeródromo Professor Eribelto Manoel Reino (SBSR), São José do Rio Preto, SP, a fim de realizar um voo local de instrução, com um instrutor e um aluno a bordo. Durante a execução de manobra próxima ao solo, a aeronave perdeu o controle em voo e veio a colidir contra o terreno”, conta na nota.
Corpo de Bombeiros atendendo a ocorrência da queda do avião em Rio Preto (SP) nesta terça-feira (1º)
Corpo de Bombeiros/Arquivo pessoal
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