
Acidente na BR-153: Veja entrevista ao vivo com reitor da UFPA
A Universidade Federal do Pará anunciou nesta quinta-feira (17) que irá custear o transporte de parentes de vítimas internadas após o acidente que deixou cinco mortos na BR-153. Um comboio que saiu do campus Belém da UFPA rumo ao 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune), em Goiânia, foi atingido por uma carreta na rodovia. Ao menos 70 pessoas ficaram feridas. As vítimas foram encaminhadas para hospitais de Goiás e do Tocantins.
Segundo o reitor da UFPA, Gilmar Pereira, a universidade, via Fundação Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), irá financiar o traslado de parentes do Pará até Goiás, para que os familiares possam acompanhar a recuperação dos alunos que permanecem internadas em estado grave.
Ainda de acordo com Pereira, das dez pessoas hospitalizadas, seis foram liberadas. Entre as que permanecem internadas, três estão em estado grave.
O acidente, “pois permanecem sob custódia do Instituto Médico Legal (IML) em Goiânia, aguardando liberação pelas autoridades e a finalização dos trâmites legais”.
Um comboio com dois ônibus da UFPA e dois micro-ônibus dairam de Belém na segunda-feira (14) rumo a Goiânia. A viagem foi interrompida na manhã de quarta-feira (16) em Porangatu no acidente entre dois dos veículos do comboio e uma carreta.
Os três discentes da UFPA que morreram – Leandro Souza Dias, estudante de farmácia, Ana Letícia Araújo Cordeiro, aluna de pedagogia e Welfesom Campos Alves, estudante de Produção e Multimídia – estavam viajando para participar do Congresso da Une.
O motorista do micro-ônibus da UFPA, Ademilson Militão de Oliveira, também morreu, além do caminhoneiro, Keyne Laurentino de Oliveira, que conduzia a carreta.
LEIA TAMBÉM:
Veja o que se sabe sobre acidente que matou estudantes da UFPA e motoristas em Goiás
UFPA revive acidente com estudantes 13 anos após tragédia semelhante em 2012
Governador lamenta mortes em acidente com estudantes
Quem são as vítimas do acidente com estudantes da UFPA na BR-153
Homenagem
Cartazes com fotos e os nomes das vítimas junto de outros com dizeres como “Presente”, “memória” e “justiça” foram erguidos por dezenas de estudantes de diferentes instituições do país que estavam na abertura do Congresso da UNE, na noite de quarta-feira (16).
Alunos da UFPA mortos em acidente forma lembrados e homenageados em crogresso da UNE
@kboughoff@xuniorl@brunnomartins/UNE
✅ Clique e siga o canal do g1 PA no WhatsApp
Última foto
Acidente envolvendo comboio de estudantes da UFPA em destino a Goiás deixa 5 mortos
Os estudantes que morreram fizeram o que seria a última foto juntos momentos antes do trágico acidente. Ao lado do micro-ônibus que integrava o comboio, os três e demais alunos que iam viajar no veículo posaram para uma foto, segurando bandeiras de movimentos estudantis.
A imagem foi postada por uma das alunas na terça-feira (15) e foi feita ainda na segunda(14) antes do início da viagem. Ela estava no micro-ônibus onde três estudantes morreram e ligou para família na manhã desta quarta para informar que estava ferida, mas fora de risco.
Estudantes da UFPA que sofreram acidente posaram junto em foto antes da viagem do PA para GO
Redes sociais/Reprodução
Acidente na BR-153 em Goiás
Arte g1
O presidente Lula, o governador de Goiás e instituições de ensino do Pará também se manifestaram. A UFPA decretou luto de três dias e está priorizando atendimento às famílias das vítimas que procuram o Campus Belém em busca de informações.
A suspeita inicial é que a carreta teria invadido a contramão e colidido frontalmente com o primeiro ônibus do comboio, que transportava 25 alunos, dois motoristas e um orientador. O outro ônibus também acabou se envolvendo, mas sem feridos. A perícia deve confirmar as circunstâncias da batida.
Acidente entre micro-ônibus e caminhão na BR-153, em Porangatu
— Fotos: Divulgação/Corpo de Bombeiros
✅Clique e siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
Vídeos com as principais notícias do Pará
,