
Empresário Paulo Dantas, da Agropecuária Roriz Dantas (Agrodan) – 57ª Expoagro
57ª Expoagro
A história do empresário Paulo Dantas e da Agropecuária Roriz Dantas (Agrodan) é exemplo de como é possível transformar o semiárido nordestino com trabalho, inovação e compromisso social. Fundada em Belém do São Francisco (PE), a Agrodan se consolidou como a maior exportadora de mangas do Brasil, com mais de 30 milhões de quilos produzidos por safra e 97% da produção voltada para a Europa.
O empresário foi um dos palestrantes do quarto dia do Fórum do Setor Produtivo, que ocorre durante na 57ª Feira Industrial, Comercial e Agropecuária de Mato Grosso (Expoagro).
Com cerca de 1.380 hectares cultivados, sendo 1.125 hectares próprios e 255 de parceiros, a empresa emprega, em média, 1.400 pessoas por ano. Conta com o maior e mais moderno packing house do Brasil, garantindo a qualidade premium das frutas.
Mas o legado de Paulo Dantas vai além da produção em alta escala. Em 2014, nasceu o projeto Agrodan Social, que se concretizou em 2018 com a criação da Escola Professora Olindina Roriz Dantas. A unidade atende gratuitamente mais de 300 crianças com educação integral, transporte, alimentação, robótica, idiomas e esportes. Também promove a alfabetização de adultos e projeta, até 2026, a implantação de uma faculdade de TI na zona rural.
A Agrodan destina 10% de seus lucros para ações sociais e outros 10% para colaboradores, reforçando sua cultura de valorização humana. A iniciativa já foi reconhecida nacionalmente como exemplo de responsabilidade empresarial e impacto comunitário.
A 57ª Expoagro é realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá em parceria com a Ditado Produções. O evento recebe apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e das federações do setor produtivo: Famato, Fiemt e Fecomércio.