Com 15 dias de buscas, dois homens seguem desaparecidos após barco naufragar no RS


Marinha faz buscas com lancha e helicóptero por desaparecidos após naufrágio no RS
O Corpo de Bombeiros chegou, na manhã desta sexta-feira (18), ao 15º dia de buscas por dois homens que desapareceram após um barco naufragar em São José do Norte, na Região Sul do Rio Grande do Sul.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Os desaparecidos são Murilo Lucas Lemos e William Velozo da Silva, os dois com 29 anos. Eles estavam com outras duas pessoas na embarcação quando houve o naufrágio, em 3 de julho. Emerson Araújo da Silveira, de 32 anos, e Giovane Arruda Garcia, de 48, morreram e os corpos foram localizados.
O barco teria saído em direção a Pelotas e naufragado na Lagoa dos Patos próximo da região da Vila das Capivaras. Segundo a Marinha do Brasil, a embarcação era um caico (barco pequeno usado para pesca e transporte em águas costeiras). O barco não foi localizado, então, segundo os bombeiros, “não há nenhum parâmetro para determinar a causa”.
Embarcações dos bombeiros e militares da Capitania dos Portos do RS trabalham nas buscas. No entanto, a Marinha prevê suspender o trabalho neste sábado (19) – mas não encerrar.
“A decisão de suspender as buscas leva em consideração o tempo decorrido e a cobertura de todas as áreas prováveis para a obtenção de êxito na identificação e no resgate dos tripulantes desaparecidos, considerando o cálculo da deriva provocada pela influência do vento e da corrente”, disse a Marinha em nota (leia a nota, na íntegra, abaixo).
Já o Corpo de Bombeiros disse que, “até segunda ordem, seguem as buscas”.
O que diz a Marinha do Brasil
A Marinha do Brasil (MB) informa que, após 15 (quinze) dias de trabalho com meios adequados, tripulantes qualificados e considerando o último ponto conhecido do naufrágio da embarcação de pequeno porte — um caíco com quatro tripulantes – nas proximidades da região de Capivaras, distrito de São José do Norte-RS, as atividades de busca serão SUSPENSAS a partir deste sábado, dia 19 de julho.
Cabe ressaltar que as buscas serão SUSPENSAS e não ENCERRADAS, o que significa dizer que novas ações serão realizadas sempre que meios da MB estiverem em operação na área ou quando novos e fidedignos fatos e informações ocorrerem sobre os desaparecidos. Até o presente momento, dois tripulantes foram encontrados sem vida, outros dois tripulantes permanecem desaparecidos e a referida embarcação também não foi localizada.
A decisão de suspender as buscas leva em consideração o tempo decorrido e a cobertura de todas as áreas prováveis para a obtenção de êxito na identificação e no resgate dos tripulantes desaparecidos, considerando o cálculo da deriva provocada pela influência do vento e da corrente.
Face às peculiaridades dessa ocorrência, salienta-se à comunidade marítima que esteja atenta aos veículos de comunicação disponíveis para, constantemente, verificar as condições meteorológicas, bem como o estado do mar (meteoceanográficas) em sua área de navegação, antes de desatracar com a embarcação. Recomenda-se o aplicativo “Boletim ao Mar” que tem o propósito de disponibilizar em smartphones as condições meteorológicas, avisos de mau tempo, cartas sinóticas, bem como os Avisos-Rádio Náuticos.
Por fim, a MB incentiva e considera importante a participação da comunidade na divulgação de emergências náuticas e pedidos de auxílio, que poderá ser feita por intermédio do telefone 185.
Marinha faz buscas com lancha e helicóptero por homens que desapareceram após naufrágio no RS
Divulgação/Com 5ºDN
Local em que corpo de pescador foi encontrado, de acordo com o Corpo de Bombeiros
Reprodução
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.