Em dois dias, Amapá tem 6 mortos em ações policiais e um policial penal assassinado


Policial penal é assassinado no município de Santana
O Amapá registrou seis mortes por intervenções policiais e o assassinato de um policial penal entre esta quarta-feira (16) e quinta-feira (17). A morte do policial ocorreu no bairro do Paraíso, no município de Santana, distante cerca de 17 quilômetros de Macapá. O suspeito do crime fugiu em uma bicicleta e não foi preso.
As demais mortes ocorreram por intervenções policiais do Grupo Tático Aéreo (GTA) e das polícias Militar e Civil em Macapá e Porto Grande.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
O g1 solicitou nota à Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Amapá (Sejusp) sobre as ocorrências, mas até a publicação desta matéria não teve retorno.
Troca de tiros com a Polícia Civil
Suspeito morre após confronto com equipes da Polícia Civil no Amapá
A primeira morte ocorreu nesta quarta-feira (16) durante uma troca de tiros entre um suspeito de tráfico de drogas e equipes de investigação da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc) no bairro Nova Esperança, em Macapá.
Os policiais informaram que receberam denúncia de que o local era usado como base para supostamente serem guardadas armas de fogo e drogas para um grupo criminoso.
Confronto com o GTA
Suspeitos de serem ‘executores’ do Comando Vermelho no Amapá morrem em confronto com a polícia
GTA/divulgação
Ainda na noite desta quarta-feira (16), Gabriel Ferreira de Abreu, de 21 anos, e Kauan de Oliveira Melo, de 20 anos, morreram durante confronto com policiais do Grupo Tático Aéreo (GTA), no bairro do Coração, na Zona Oeste de Macapá.
Segundo a polícia, eles eram suspeitos de integrar o Comando Vermelho no Amapá e serem os executores da facção.
Os agentes que compõem a Operação Protetor chegaram até os suspeitos após receberem a informação de que um grupo armado estava em deslocamento do município de Santana para Macapá com o objetivo de abastecer uma base de tráfico de drogas no bairro.
Intervenção da PM no Cidade Nova
Viatura, Polícia Militar, Macapá, Amapá, PM
Isadora Pereira/g1
Marineto Pereira Martins, de 19 anos, suspeito de ameaçar moradores com arma de fogo, morreu durante troca de tiros com uma equipe do 6º Batalhão da Polícia Militar (PM) nesta quinta-feira (17). 
A equipe foi acionada após denúncia de que um indivíduo estaria ameaçando moradores e comercializando entorpecentes em uma área de ponte conhecida como Passagem Ana Nery, localizada no bairro do Cidade Nova, na área central de Macapá. 
Confronto no Marabaixo
Um suspeito identificado como Dheimeson Ribeiro Gonçalves, de 37 anos, morreu durante uma troca de tiros com policiais militares no bairro do Marabaixo 3, na Zona Oeste de Macapá, nesta quinta-feira (17).
Segundo a polícia, a equipe policial Patamo estava em patrulhamento no bairro quando foi abordada por um transeunte, informando que na Rua Ranolfo de Souza Gato, nas proximidades da área conhecida como “Feirinha”, havia diversos suspeitos armados e que já haviam efetuado disparos de arma de fogo no local.
Ainda segundo a polícia, o suspeito tinha passagens no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) e era integrante de uma facção criminosa atuante no estado.
Ação em Porto Grande
Ação do Bope em Porto Grande
Bope-AP/Divulgação
Na localidade de Nova Colina, zona rural do município de Porto Grande, Maick Costa Moraes, de 36 anos, morreu nesta quinta-feira (17) durante uma troca de tiros com equipes da Polícia Militar.
O suspeito tinha mandado de prisão em aberto pelo crime de tráfico de drogas. Segundo o boletim de ocorrência, na casa do suspeito estaria ocorrendo o crime de tráfico de drogas com a participação de homens com ficha criminal portando armas de fogo.
Segundo a polícia, Maick ocupava um cargo de liderança em uma facção criminosa no estado.
Assassinato de policial penal
Policial penal é morto a tiros em Santana
Reprodução
O policial penal Estevam Carvalho Trindade, de 49 anos, foi executado com tiros à queima roupa no fim da manhã desta quinta-feira (17) no bairro do Paraíso, no município de Santana, distante cerca de 17 quilômetros de Macapá.
Policiais realizam buscas pelo suspeito, que foi registrado por câmeras de segurança da região. As imagens mostram o momento em que o suspeito, que estavam em uma bicicleta e usando um capuz, se aproxima da oficina onde o policial estava.
Ele deixou a bicicleta na calçada e depois entrou no estabelecimento, onde efetuou vários disparos. Após a execução, o suspeito pegou a bicicleta e fugiu do local.
“Todas as forças de segurança estão empreendendo esforços para encontrá-lo. Nesse momento nós estamos em perseguição e a qualquer momento esse indivíduo pode ser preso. Caso ele seja preso, será feito o auto de prisão em flagrante. Nós já temos suspeitos, mas não podemos divulgar para não atrapalhar as investigações”, informou o delegado-geral em exercício Ruben Neves.
🔔 Tem uma sugestão de pauta? Fale com o g1 no WhatsApp
📲Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
p
Adicionar aos favoritos o Link permanente.