
Prática do “grau” pode causar acidentes graves e resultar em prisão
No Piauí, 106 boletins de ocorrência foram registrados e 39 pessoas foram conduzidas à delegacia entre janeiro e julho deste ano pela prática do “grau”, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-PI). Considerada uma infração gravíssima no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e alvo da Operação Rolezinho, da Polícia Civil (PCPI), a ação apresenta riscos à saúde de quem pratica e da população em geral.
O delegado Matheus Zanatta, superintendente de operações integradas da SSP-PI e responsável pela Operação Rolezinho, afirma que os praticantes estão sendo reconhecidos e submetidos à medidas cautelares.
“[Estão sendo aplicadas] medidas cautelares como tornozeleiras eletrônicas, recolhimento domiciliar durante a semana, das 19h às 6h, e recolhimento integral nos fins de semana, além de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, e exclusão de conteúdos relacionados a prática do grau das redes sociais”, diz o delegado.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Nos primeiros meses deste ano, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) registrou 3.556 atendimentos por acidentes envolvendo motociclistas. A médica ortopedista Ayrana Soares alerta para os danos irreversíveis que essas ocorrências podem causar.
“Esses pacientes estão normalmente sem o equipamento de proteção que é o básico, acabam evoluindo com fraturas em membros superiores, seguidas por fraturas de membros inferiores e fraturas graves, como de coluna e crânio-encefálico, e traumas abdominais”, conta a médica.
Câmera flagrou o momento em que a idosa foi atropelada pelo motociclista ‘dando grau’
Reprodução
Conforme Ayrana Soares, quadros graves podem ainda gerar internações prolongadas, o que aumenta os riscos de infecção dentro do hospital.
Em entrevista à TV Clube, moradores de Teresina denunciaram o incômodo causado pelos riscos e barulho proveniente da prática do “grau”. Um deles, que preferiu não se identificar, relatou que adolescentes de outras regiões se reúnem próximo à residência em que ele mora, na Zona Leste da capital, para cometer as infrações.
“Esses adolescentes toda semana vem para cá, se aglomeram aqui. Por se tratar de uma rua que tem um declive, eles acham bom. É uma rua larga e facilita que eles pratiquem esse tipo de crime. Pensei em ter sossego com minha família, mas infelizmente isso não vem acontecendo”, relatou.
Operação Rolezinho
A fase mais recente da Operação Rolezinho ocorreu no dia 10 de julho e cumpriu mandados contra dois jovens, de 20 e 25 anos, suspeitos de promover eventos de “grau” e incentivar, aos seguidores nas redes sociais, a prática de infrações de trânsito.
Influenciadores que incentivavam a prática do “grau” são alvos da Operação Rolezinho
*Andréa Gomes, estagiária sob a supervisão de Ilanna Serena.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
,